O Jogo

O que a Liga fica a dever às “Big 5”

- João Nuno Coelho

Este momento de paragem poderá, e deverá, ser aproveitad­o para repensar a principal competição do futebol

O famoso sal do futebol: o golo

A Liga fica a perder na comparação com as “Big 5” no número de golos marcados: em termos de média por jogo temos: Alemanha, 3,25; Itália, 2,91; Inglaterra, 2,72; Espanha, 2,54; França, 2,52; Portugal, 2,42. No entanto, tendo em conta estas diferenças mínimas não será por aqui que a nossa liga fica muito a dever às ligas de topo na Europa.

Remates: um bom indicador de emoção

No número médio de remates, as assimetria­s não são também muito relevantes: a Bundesliga volta a liderar – em média cada equipa remata 13,5 vezes; seguem-se a Série A, com 12,9; a Premier League, com 12,6; a Ligue 1, com 12,6; a Liga Portuguesa, com 11,9; e a fechar o ranking, a La Liga, com 11,5.

Os dribles: espetáculo garantido

Neste particular, a diferença da realidade da liga portuguesa para 3 das ligas em comparação é mais significat­iva: por cá ficamo-nos pelos 16 dribles em média por jogo, enquanto em Inglaterra esse número sobe para quase 22, e na Alemanha e em França para cerca de 21. Já em Espanha e na Itália o número está na ordem dos 20 dribles em média por partida. Diferenças que, não sendo abismais, refletem um futebol menos espetacula­r e mais “formatado” das equipas das ligas do sul da Europa.

Onde o problema se agudiza: as faltas

Em Portugal, por responsabi­lidade dos jogadores (e dos árbitros), os frequentes apitos resultam em números preocupant­es: em média foram assinalada­s cerca de 32 infrações. Em Inglaterra esse número médio é de 21 faltas, na Alemanha 24, em Itália 25, em França 26 e em Espanha de 27.

Tempo útil de jogo: o busílis da questão?

Por isso, a liga portuguesa é claramente aquela em que menos tempo se “joga” Segundo o Observatór­io do Futebol (CIES), há apenas 3 ligas com números inferiores de tempo útil de jogo, o que coloca o campeonato nacional na posição 32 deste ranking, com somente 51% de jogo efetivo. Ou seja, pouco mais de 45 minutos em cada 90’.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal