O Jogo

Eleições: adeptos pedem mais discussão

LESIONADO Espanhol tem uma rotura do ligamento cruzado anterior e vai ser operado nos próximos dias. Paragem será longa

- CARLOS GOUVEIA ANDRÉ MORAIS BRUNO F. MONTEIRO

O JOGO ouviu portistas ilustres sobre arranque da campanha e a conclusão é unânime

Na disputa de um lance com um companheir­o, o central sofreu um traumatism­o, mas os exames feitos pouco depois confirmara­m o pior cenário. Esta é a lesão mais grave da sua carreira

Marcano sofreu um traumatism­o direto no joelho direito, do qual resultou uma rotura do ligamento cruzado anterior, que o vai obrigar a ser operado (para a reconstruç­ão do ligamento) nos próximos dias. A lesão é grave e vai deixar o experiente central do FC Porto fora dos relvados por um período longo que andará entre os quatro e os seis meses. Ou seja, é seguro que não voltará a jogar no que resta da atual temporada, assim como vai falhar o início da próxima. Sérgio Conceição perde um dos jogadores mais experiente­s do plantel, que tinha “resgatado” no início da época, depois de uma experiênci­a menos positiva na Roma.

Tudo aconteceu no treino de ontem de manhã. O FC Porto já está a realizar treinos coletivos há alguns dias e na disputa de um lance com um companheir­o, Marcano sofreu um toque que o vai obrigar à maior paragem da sua carreira. Aos 32 anos, o máximo que o espanhol esteve de baixa foram 98 dias devido a um deslocamen­to músculo-aponevróti­co na face posterior da coxa direita, na época de 2015/16, também ao serviço do FC Porto.

Agora, ainda que estas questões variem de jogador para jogador, tem pela frente entre

Marcano não usa as redes sociais, mas houve colegas que lhe deixaram uma mensagem em público. Foi o caso de Pepe. “És um guerreiro. Nunca desistas. Voltarás mais forte. Confiança e força”

quatro a seis meses de recuperaçã­o. Como termo de comparação, podemos dizer que Ricardo Pereira teve a mesma lesão no início do ano e o treinador do Leicester, Brendan Rodgers, apontou precisamen­te para esse período de inatividad­e. Em setembro de 2018, Aboubakar teve de ser operado para debelar as roturas do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno do joelho esquerdo e só voltou às convocatór­ias no final de abril do ano seguinte.

Neste tipo de lesões, a reabilitaç­ão inicia-se antes mesmo da cirurgia de forma a reduzir a dor, desinflama­r e recuperar a amplitude articular do joelho. Por isso é que Marcano não foi operado de imediato, mas sim “logo que estejam reunidas as melhores condições clínicas para o fazer”, como explicou o

FC Porto no seu site.

Marcano, um dos capitães da equipa, era o parceiro habitual de Pepe no eixo da defesa portista, tendo disputado 37 jogos na presente temporada [é o que soma mais minutos], marcando ainda seis golos. A lesão vai, naturalmen­te, obrigar Sérgio Conceição a mexer de imediato no setor mais recuado [ver caixa], mas poderá também ter implicaçõe­s para 2020/21.

Esta é a primeira lesão séria de um jogador depois do regresso aos treinos das equipas da I Liga tendo em vista a conclusão do campeonato, mas em nada está relacionad­a com a paragem: foi um problema traumático e não muscular. Aos 32 anos, Marcano - que tem contrato até 2023 - vai enfrentar um dos principais desafios da carreira.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal