O Jogo

BOLSONARO AGITA FUTEBOL NO BRASIL

Presidente brasileiro, que tem desvaloriz­ado o impacto da pandemia da Covid-19 no país, congratulo­u-se com o regresso do desporto-rei

- SÉRGIO ANDRÉ

A competição deverá arrancar em finais de junho e o Chefe de Estado do Brasil não esconde a felicidade, afirmando que o retorno do futebol irá aumentar os níveis de satisfação da sociedade

O Ministério da Saúde dera luz verde para o regresso do futebol, com as conhecidas medidas de segurança, que incluem a realização de jogos à porta fechada, Jair Bolsonaro aproveitou a embalagem para puxar pelo desporto-rei, ligando-o à satisfação da sociedade. O presidente do Brasil, que tem desvaloriz­ado a pandemia da Covid-19, sublinha a postura dos jogadores.

“No início, havia muitos jogadores que eram contra, mas agora há outro entendimen­to por parte deles tendo em conta o retorno, obviamente sem fãs ”, referiu durante a transmissã­o do seu programa semanal pela redes ocialFa cebo ok.

Bolsonaro revelou ainda que a perspetiva do Ministério da Saúde é que a competição volte em força, pois isso ajudará “a manter as pessoas em casa e sem ‘stress’”.

“Os jogadores querem voltar ajo gareé is soque importa, porque não sabemos quanto tempo esta pandemia vai durar. Desporto é vida e saúde”, comentou, no dia em que se reuniu com Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro e pastor evangélico.

Crivella, conhecido aliado da política defendida pelo presidente brasileiro, tinha permitido apenas o regresso das atividades de fisioterap­ia dos clubes do Rio de Janeiro, mas o Flamengo voltou mesmo aos treinos, infringind­o a determinaç­ão governamen­tal.

“Conversamo­s sobre o regresso do futebol e, no que toca ao Rio de Janeiro, está nas mãos dele [Marcelo Crivella] autorizar o retorno do Campeonato Carioca. Espero que também comece nos outros estados”, atirou o chefe de Estado brasileiro.

No início desta semana, Jair Bolsonaro disse que sem patrocínio­s, receitas e transmissõ­es televisiva­s, os clubes da segunda divisão iriam à falência e os da principal liga, como o Flamengo ou o Palmeiras, “com folhas de pagamento mensais de quinze milhões de reais [pouco mais de 2,6 milhões de euros], passariam por problemas financeiro­s”.

A Confederaç­ão Brasileira de Futebol (CBF), recorde-se, dera indicações para o arranque da Liga no final de junho, faltando ainda acertar alguns pormenores sobre o regresso. Perto de voltar estão também as principais ligas europeias, com destaque para Inglaterra, Espanha e Itália. Portugal também entra neste núcleo, com o regresso à competição agendado para a primeira semana do próximo mês. Já França, Países Baixos, Bélgica e Escócia cancelaram as competiçõe­s

Jair Bolsonaro continua a menospreza­r o impacto do novo coro na vírus,m asa ver da deé que anteontem morreram mais 1188 pessoas, registo diário mais elevado desde o aparecimen­to da doença.

“Regresso do futebol ajudará a manter as pessoas em casa e sem stress”

Jair Bolsonaro,

presidente do Brasil

 ??  ?? Bolsonaro é criticado pela forma como lida com a crise
Bolsonaro é criticado pela forma como lida com a crise

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal