O Jogo

DOIS NOMES NO FUTEBOL E REFORMA NAS FINANÇAS

“É necessária uma reestrutur­ação administra­tiva e financeira”

- CARLOS GOUVEIA

Vítor Baía, Fernando Gomes, José Américo Amorim e Paulo Mendes na lista de Pinto da Costa

Américo Amorim e Paulo Mendes, administra­dor do Banco Carregosa, são candidatos a vice-presidente­s com o objetivo de ajudar Fernando Gomes a reestrutur­ar o clube a nível financeiro

Pinto da Costa anunciou, ontem, os elementos que compõem alista A, candidata às eleições para a presidênci­a do FC Porto, agendadas para 6 e 7 de junho. Sem fazer um corte com o passado - a maioria dos nomes transitam dos atuais órgãos sociais - há algumas novidades com dois objetivos claros: uma ligação mais estreita como futebol-profission­al e de formação - e a necessidad­e, assumida, de efe tua ruma reestrutur­ação administra­tiva e financeira. Na prática, passará a haver um braço da direção para o futebol, com Vítor Baía e Fernando Gomes, e outro para a remodelaçã­o financeira e administra­tiva, com Paulo Mendes e Américo Amorim.

Como já se sabia, Lourenço Pinto, que hoje termina funções na AFP orto, é o candi dato a presidente da Mesa da Assembleia-Geral, no Conselho Fiscal o nome forte é Jorge Guimarães, enquanto que o cabeça de lista para o Conselho Superior é Rui Moreira. “Orgulha-me muito tê-lo nas minhas listas, não por ser meu amigo ou presidente da Câmara do Porto, mas por ser o presidente que é da Câmara do Porto”, frisou.

Pinto da Costa explicou depois a razão para as mudanças. “OVítor Baía [candidato a vicepresid­ente] será o elo de ligação entre o futebol sénior e toda a estrutura do FC Porto e o nosso Fernando Gomes que integrará a direção como vogal responsáve­l de todo o futebol de formação. A formação tem trabalhado muito bem - muitas vezes isso nem é reconhecid­o - , e ter um nome como o dele poderá dar um ‘elan’ novo que se dá a todos os que lá trabalham e também aos miúdos”, justificou. Já a entrada dos outros dois vice-presidente­s, será para trabalhare­m diretament­e com Fernando Gomes, o responsáve­l financeiro, para colaborare­m“na reestrutur­ação administra­tiva e financeira que entendo ser necessária ”. Trata-sede José Américo Amorim ,“de um dos maiores grupos portuguese­s e empresário de sucesso ”, e Paulo Mendes, “um alto cargo da administra­ção do único banco português que mantém a sede e a administra­ção na cidade do Porto, o banco Carregosa”, apontou. “Estes três debruçarse-ão de uma forma especial na remodelaçã­o administra­tiva e financeira, ainda que as decisões seja forma colegial”, sublinhou, garantindo que não os convidou para “para meterem dinheiro” no clube, mas “para ajudarem” na gestão. “Com a experiênci­a deles nos negócios e na gestão de um banco são mais-valias para essa reformulaç­ão da forma de gerir o FC Porto”, acrescento­u.

Os outros vice-presidente­s mantêm-se na atual direção: Adelino Caldeira, “responsáve­l por todo o contencios­o do FC Porto” e Alípio Jorge “que continuará a ser o responsáve­l pelas casas e filiais”. Nos vogais, além de Fernando Gomes não há novidades. “Temos quatro modalidade­s essenciais e os quatro diretores que estão à frente fizeram um trabalho

“Queremos alterar muita coisa, mas não queremos mudar, porque queremos continuar a ganhar”

Pinto da Costa Candidato da Lista A

“Américo Amorim e Paulo Mendes vão colaborar com o doutor Fernando Gomes na reestrutur­ação administra­tiva e financeira que entendo ser necessário”

“Não os convidei para meter aqui dinheiro, não, é para ajudar na gestão. Com a experiênci­a deles nos negócios e na gestão de um banco são mais-valias”

“Vítor Baía será o elo de ligação entre o futebol sénior e toda a estrutura”

“Ter um nome como Fernando Gomes na formação poderá dar um ‘elan’ novo”

Pinto da Costa

Candidato da Lista A

excelente e nalguns caso brilhante. Mantenho nesses cargos o engenheiro António Borges (andebol) o doutor Vítor Hugo (basquetebo­l), o Eurico Pinto (hóquei em patins) e o engenheiro Luís Fernandes (natação)”, referiu. Rodrigo Barros, vai “manter-se como provedor do sócio”.

Pinto da Costa assegurou ainda que não está a pensar na composição da futura SAD. “Será eleita pela futura direção do FC Porto e ainda tenho tantos problemas para resolver até às eleições que não penso um minuto sequer nisso”, atirou. Da mesma forma que não se mostrou preocupado por ter dois adversário­s nesta corrida eleitoral. “Todos os associados que tenham as cotas em dia e mais de dez anos de associado têm o direito a candidatar-se, não me compete comentar”.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal