O Jogo

O ódio é “amigo” de muito interesse

Líder da Torcida Verde aponta: “Adeptos lutam entre si; os donos da bola lucram entre si”

-

A Torcida Verde diz-se alheia à onda de violência associada às claques, ressurgida neste mês de maio coma segundaesc­aramuça entre adeptos de Sporting e Benfica no espaço de oito dias. Contudo, o segundo mais antigo grupo de adeptos dos verdes e brancos não deixa, pelo seu máximo responsáve­l, Luís Carlos, de tecer ásperas críticas ao ambiente gerado.

Temendo que a guerra por uma postura sã possa estar perdida e apontando interesses ocultos no atual panorama de truculênci­a e também de pandemia (ler a página 10), Luís Carlos considera que o espírito das claques se desvirtuou: “O ódio arruinou completame­nte o movimento das claques. O ódio interessa a muita gente. Não duvido que a instrument­alização desse sentimento pode dar jeito.”

O líder da claque fundada em 1984 vai mesmo ao ponto de acusar responsáve­is dos próprios clubes de práticas impróprias­em prejuízo dos mesmos, escondidos por trás do manto da violência: “É mais fácil odiar alguém que é adversário, do que quem explora os clubes e os deixa num estado caótico. Enquanto os adeptos lutam entre si, os donos da Bola lucram entre si. Isto é atual. Realmente, enquanto andarmosen­volvidos nesta barbárie sem cor.”

Os níveis de ressentime­nto geram preocupaçã­o no responsáve­l primeiro pela Torcida Verde, uma claque que se tem como ordeira. “O ódio de que falo está a atingir níveis inacreditá­veis. Fez 75 anos que o campo de Auschwitz foi libertado, mas não me admira que outra loucura possa suceder no mundo perante os fenómenos de ressentime­nto a que vamos assistindo na sociedade. Este aproveitam­ento do ódio no futebol é espelho disso mesmo.”

 ??  ?? A Torcida Verde é uma claque fundada em 1984
A Torcida Verde é uma claque fundada em 1984

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal