O Jogo

Yamaha criou aplicação que enche estádios de som

JAPÃO Ver desporto em casa e poder fazer chegar o elogio ou o aplauso ao estádio é apenas uma maravilha dos tempos modernos

-

O sistema Remote Cheerer já foi testado no Japão. O adepto está em casa a ver o jogo na televisãe e aplaude ou vaia através de samtphone, fazendo-se ouvir no estádio. Quem experiment­ou, gostou

O Enquanto as equipas das mais diversos modalidade­s desportiva­s do Japão preparam um regresso cauteloso à ação após a suspensão das competiçõe­s por conta do novo coronavíru­s, uma empresa desenvolve­u uma aplicação que permite aos adeptos apoiar remotament­e as respetivas equipas, que vão ter de jogar em estádios vazios.

A liga japonesa profission­al de basebol, a primeira a arrancar dentro da nova normalidad­e no Japão, tem o regresso programado para o dia 19 de julho. Se tudo correr conforme oesp era do,égr ande a expectativ­a de que o futebol-a J. Leagueéa competição profission­al-comece algumas semanas depois, mas nenhum adepto terá acesso aos estádios, porque há o medo assumido de que os ajustament­os possam aumentar o número de novas infecções por coro na vírus. E os japoneses estão habituados a lidar com regras de forma pacífica. Mas desporto e silêncio não combinam e a solução é puxar pela cabeça.

O sistema Remote Cheerer permite que os adeptos que assistem em casa às transmissõ­es dos jogos pela televisão possam aplaudir ou vaiar os jogadores fazendo-se ouvir nos estádios. Através dos smartphone­s, fazendo uso da aplicação, os seguidores de determinad­a equipa poderão enviar mensagens pré-gravadas ou mesmo mensagens pessoais. As vozes emitidas chegariam aos estádios em tempo real, transmitid­as por altifalant­es gigantes.

A aplicação, conta a Agência Reuters, foi desenvolvi­da pela Yahama Corporatin­s, que além das motas e dos carros é também um gigante da elet ró nica edaconstru­çã ode instrument­os musicais. A aplicação para encher de som estádios vazios foi testada recentemen­te no Shizuoka Stadium ECOPA, com capacidade para 50.000 espectador­es, usado principalm­ente para a prática de futebol, com represente­s de dois clubes da J.League, Jubilo Iwata e Shimizu S-Pulse, a participar­em no ensaio.

Os adeptos que assistiam na televisão puderam enviar as mensagens de apoio através de 58 altifalant­es colocados no chão ao redor do relvado. Os espectador­es podem decidir até quem será o narrador que transmitir­á a sua manifestaç­ão de alegria ou desagrado.

“Houve um momento durante o teste do sistema no campo em que fechei os olhos e parecia que os adeptos estavam ali no estádio comigo”, disse Keisuke Matsubayas­hi, um funcionári­o da empresa gestora do estádio. “Este sistema tinha o potencial de animar os jogadores, mesmo em um estádio deste tamanho”, concluiu Matsubayas­hi.

Agora é uma questão de esperar pelo arranque das ligas para perceber se esta aplicação foi só um bom ensaio ou vai ser adotada e encher de som estádios vazios.

 ??  ?? O Shizuoka Stadium Ecopa encheu-se de sons no teste da nova aplicação da Yamaha
O Shizuoka Stadium Ecopa encheu-se de sons no teste da nova aplicação da Yamaha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal