O Jogo

Maratonas em versão solitária

Ainda não há corridas de massas, mas as inscrições já esgotam para as novidades virtuais

- CATARINA DOMINGOS

Hoje é o primeiro de dois dias da Maratona Virtual Solidária da Runporto, enquanto o Maratona Clube de Portugal irá ter uma sequência de sete eventos online. Ambos estão a chamar milhares

A pandemia está a levar os organizado­res de corridas de massas a reinventar­em-se, criando provas virtuais para compensar o cancelamen­to de todas as provas de estrada. Para já, a experiênci­a está a ter saldo positivo, de tal forma que as sete corridas online lançadas pelo Maratona Clube de Portugal, entre os dias 22 de junho e 5 de julho (uma por fim de semana, de 5 ou 10 km), já totalizam 60 mil inscrições. “Estávamoso­timistas,masestes números ultrapassa­m as melhores expectativ­as”, disse Carlos Móia.

Hoje é o primeiro de dois dias da inédita Maratona Virtual Solidária, da Runporto, que adiou todos os seus eventos na estrada até final de setembro, o que afetou a Meia Maratona de Matosinhos, de Braga e do Porto; e se prepara para ter uma versão online da Corrida do Pai a 5 de julho. “O nosso ADN são corridas de rua e as pessoas estão ansiosas por isso, mas, neste momento, também estão muito expectante­s para correr nesta experiênci­a. É um teste àquilo que pode vir a acontecer nos tempos mais próximos. Podemos recorrer a esta nova realidade no futuro, com cronometra­gem e classifica­ções”, perspetiva o diretor Jorge Teixeira, que, mal lançou o evento, recebeu logo 500 inscrições, nacionais e do estrangeir­o.

Cada participan­te vai correr a distância que entender – 5, 10, 15 km, meia-maratona ou maratona –, em solitário ou com umacompanh­ante,numsódia ou em dois, enviando depois esse registo para a Runporto. Não haverá classifica­ção, mas todos receberão medalhas.

 ??  ?? Organizado­res têm alternativ­as às corridas de massas
Organizado­res têm alternativ­as às corridas de massas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal