O Jogo

“Grande mérito é de Pinto da Costa”

Ivo Vieira destaca as qualidades de Sérgio Conceição, mas diz que foi o presidente do FC Porto quem o segurou e o lançou para a dobradinha

-

Ex-técnico do V. Guimarães vê para a nova época um Sérgio Conceição mais maduro, um Rúben Amorim em ascensão e um Jorge Jesus que vai “trazer o Benfica de volta a outros tempos”

A estabilida­de técnica é valorizada por Ivo Vieira, que dá o exemplo do FC Porto e de como o seu líder seguro o treinadore­m momento de contestaçã­o .“Isso faz toda a diferença”, considera.

Foi Sérgio Conceição quem fez toda a diferença, esta época, para o FC Porto conquistar a dobradinha?

—O Sérgio Conceição fez um trabalho extraordin­ário. Tem muito mérito naquilo que foi feito, mas as pessoas esquecem-se que muitas vezes aquilo que ajuda a ganhar jogos, mesmo se o treinador faz a diferença ou se os jogadores são artistas fantástico­s, são os líderes máximos das instituiçõ­es. Um senhor chamado Pinto da Costa tem grande mérito naquilo que foram as conquistas do FC Porto porque, quando grande parte das pessoas contestava o trabalho de Sérgio Conceição, ele apareceu e disse que o Sérgio era o treinador dele e que ia ficar até ao fim. Isso faz toda a diferença para a estabilida­de emocional e no trabalho do treinador e para aquilo que foi a vontade e motivação que o Sérgio depois acrescento­u à equipa. Pinto da

Costa teve um mérito extraordin­ário e o Sérgio foi fenomenal no trabalho que levou à recuperaçã­o de sete pontos de atraso no campeonato.

Houve excesso de confiança do Benfica quando teve sete pontos de avanço?

—É difícil explicar quando aconteceu ma vez, mas já tinha acontecido ao contrário com o Benfica a recuperar os mesmos pontos e a ser campeão. São momentos da equipa em que, numa fase da época, tem três ou quatro jogos em que deveria somar 12 pontos e só faz quatro. Não tem a ver com facilitism­o, mas pode haver um conforto de sete pontos em que possa haver alguma sobranceri­a e considerar-se que tudo já está conquistad­o. E daí chegam as surpresas. Neste caso, no jogo em que poderia a vantagem passar a dez, acabou o FC Porto por vencer e passar apenas a quatro. Depois, o FC Porto embalou e o Benfica deixou-se cair e acabou quase de rastos nessa fase da época e perdeu o comboio.

Agora voltou Jorge Jesus, o que trará de novo ao Benfica e ao campeonato?

—Aquilo que foi a última época dele diz quase tudo, pois conquistou mais títulos do que teve em número de derrotas. É um treinador com grandes credenciai­s, maduro e competente, que vai trazer o Benfica de volta a outros tempos, em termos de intensidad­e de jogo, de qualidade de jogo, porque é um treinador que se destaca pela sua exigência e qualidade a nível tático. Agora vai encontrar um Sérgio Conceição com mais maturidade, mais experiênci­a, calo e está mais competitiv­o. Também encontrará Rúben Amorim, numa fase de ascensão da carreira, mas com uma ideia muito lúcida e válida do seu jogo, embora dependente daquilo que será o plantel que poderá ter para poder também se meter entre os dois rivais.

No V. Guimarães vai estar Tiago Mendes. Como encara esta escolha?

—Não o conheço pessoalmen­te,mas parece-me se ruma pessoa que tem capacidade e desejo-lhe sucesso. Sei diferencia­r bem as coisas. O Ivo Vieira saiu do Vitória, aquele que entrar, a mim pouco me importa. Represento­ugrandes cubes como jogador, terá mais visibilida­de que um técnico que não foi atleta profission­al, mas que também merece respeito.

“FC Porto ficou a quatro pontos, embalou depois e o Benfica deixou-se cair e acabou quase de rastos”

Ivo Vieira

Ex-treinador do V. Guimarães

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal