O Jogo

Pepe assume a batuta no clássico

Central já integrava lista de subcapitãe­s, onde estão Sérgio Oliveira, Marega, Otávio e Corona

- CARLOS GOUVEIA

O clássico de Alvalade não será o primeiro jogo em que Pepe vai usar a braçadeira do FC Porto, mas marca a sua estreia como principal capitão de equipa, estatuto que assume agora que Danilo Pereira saiu para o PSG. O central não é o elemento com mais anos de casa do atual plantel, mas é o mais antigo - entrou no clube em 2004 e depois esteve 11 anos e meio fora – e, de longe, o mais experiente, pelo que Sérgio Conceição vai atribuirlh­e a responsabi­lidade de, aos 37 anos, ser o número um na hierarquia do balneário, onde Marcano continuará a ser uma voz igualmente ativa. Porém, como o espanhol está lesionado e vai demorar para regressar ao ativo é Pepe quem assume o papel que pertencia ao companheir­o de seleção que foi jogar para França e que ainda capitaneou a equipa na derrota com o Marítimo.

Esta noite, será então a estreia como capitão do internacio­nal português que já era uma referência no onze do FC Porto. E logo num clássico. Liderança, voz de comando e a atitude em campo, onde é sempre dos mais interventi­vos - mesmo quando é necessário impor autoridade –, fazem do central a escolha natural para este papel.

Esta não será, porém, a primeira vez que vai usar a braçadeira. Há pouco mais de um ano, com Danilo e Marcano fora dos convocados, num jogo da Taça da Liga com o Santa Clara, Sérgio Conceição indicou Pepe como capitão de equipa, numa estreia em jogos oficiais que não tinha acontecido na passagem anterior pelo clube. Na reta final do último campeonato, quando Danilo esteve no banco, também foi o central a merecer o estatuto. Ora, nesse encontro, Alex Telles surgiu na ficha com as funções de subcapitão dos dragões. E como o lateral também saiu, para o Manchester United, também esta hierarquia sofrerá alterações. Sérgio Oliveira, Ma rega, Otávio e Corona, os mais antigos do plantel, perfilam-se nas posições abaixo de Pepe. Sem esquecer, claro, o papel de Marcano.

Nestas escolhas, a serem ratificada­s em breve por Sérgio Conceição que, recorde-se, só ontem teve o grupo todo à disposição por causa dos compromiss­os das seleções, o destaque vai, claramente, para Marega, que se assume cada vez mais como um elemento com voz no balneário. E nem o facto de estar em final de contrato, assim como Otávio, belisca o seu estatuto. De referir ainda que Diogo Leite também já exerceu as funções de capitão da equipa e será sempre outro nome a ter em consideraç­ão na hierarquia interna.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal