O Jogo

“RUI COSTA É O FUTURO”

Na apresentaç­ão dos órgãos sociais da lista às eleições, o líder encarnado promove o administra­dor a vice-presidente, sugerindo que pode suceder-lhe em 2024

- FREDERICO BÁRTOLO

A entrada do antigo número dez para a Direção é a surpresa maior, porém também se destaca o incluir de Jaime Antunes, ex-candidato à presidênci­a, e a manutenção de José Eduardo Moniz

Luís Filipe Vieira esclareceu na apresentaç­ão da candidatur­a a presidente que procuraria um sucessor para o cargo em 2024 e ontem, divulgando a lista para os órgãos sociais, sugeriu que Rui Costa pode ser o escolhido .“O Rui, com quem já trabalho há 12 anos, tem a essência do Benfica: a paixão, o inconformi­smo, a mística de quem sentiu no campo a responsabi­lidade da camisola. Já discordámo­s, porque isso é normal entre os que têm de decidir, mas sempre estivemos de acordo no essencial. Sabe o que foi feito, sabe de onde viemos e para onde vamos. Eu represento o presente, o Rui representa o futuro”, assim destacou Luís Filipe Vieira na intervençã­o inicial da tarde, num hotel em Lisboa, numa lista para a Direção que já não conta com os vicepresid­entes Nuno Gaioso Ribeiro, Alcino António e João Costa Quinta. José Eduardo Moni zé oterceirod alista, ultrapassa­do por Rui Costa, que passa de administra­dor da SAD a número dois. Entra ainda o economista Jaime Antunes, ex-dirigente e rival de Vieira nas eleições de 2003.

“É uma honra aceitar o convite para ser vice-presidente. Sabem o que sinto e como vivo o Benfica. Cheguei como jogador com Fernando Martins, regressei com Vieira e depois passei a dirigente. Tem de haver memória e gratidão pelo trabalho de Luís Filipe Vieira. Nem sempre estivemos de acordo e prometo que vou continuar a ser chato. Podem contar comigo”, expressou Rui Costa.

Aos novos nomes para a Mesa da Assembleia Geral (MAG) e Conselho Fiscal, Vieira também dedicou palavras. “Os nomes que aqui estão são a melhor garantia de que não perderemos nada do conquistad­o nos últimos 17 anos. Na diversidad­e das suas origens, a lista que aqui apresento garante espírito crítico, rigor, independên­cia, coesão e os valores em que se fundou o Benfica. O Rui Pereira é um senador do país, que nos vai emprestar o seu conhecimen­to, a sua experiênci­a, a sua ponderação”, disse sobre o exministro, cara da MAG. “Finalmente, o Fonseca Santos. Regressa agora [foi presidente do Conselho Fiscal de Vilarinho e pertenceu à Direção de Vieira], depois de ter sido testemunha privilegia­da das dificuldad­es que tivemos de superar e de como fizemos das fraquezas forças. Foi daqueles que estiveram no passado, dos quem e acompanhar­am numa das fases mais críticas da nossa história”, afirmou, fechando com farpas aos candidatos rivais: “O futuro não se alcança com tiradas demagógica­s ou títulos de jornais. Fazer promessas em 2020 é fácil, mas não vi essa energia, nem essa disponibil­idade em 2003, 2006 ou 2009. Não os vi avançar quando o Benfica atravessou um dos seus períodos mais críticos. E não venham dizer que estiveram apenas porque aparecem numa fotografia.”

Estatutos não mudam e Rui perde dinheiro

Para as eleições de 30 de outubro, Vieira muniu-se de Rui Costa como número 2, mas isso significa que o administra­dor vai abdicar do vencimento que auferia, estimado em cerca de 230 mil euros anuais, isto porque os estatutos não permitem remuneraçã­o na Direção. “Não se vão mudar os estatutos. O Rui aceitou fazer parte da minha lista e não quis ser remunerado, vem trabalhar gratuitame­nte para o Benfica”, garantiu Luís Filipe Vieira.

 ??  ?? Luís Filipe Vieira e Rui Costa parecem “selar” a sucessão na liderança do Benfica
Luís Filipe Vieira e Rui Costa parecem “selar” a sucessão na liderança do Benfica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal