O Jogo

O histórico só os deixa motivados

Só por três vezes os insulares evitaram a derrota em Braga. Para Luís Freire, o registo negativo servirá de fator motivacion­al Luís Freire considera que o Braga é o adversário mais competente que o Nacional já teve pela frente. Os insulares ainda não per

- MARCO FREITAS

Só por três vezes o Nacional conseguiu surpreende­r o Braga no seu “quartel-general”. A última surpresa aconteceu na época 2012/13, com os alvinegros a conseguire­m uma vitória por 3-0 em Braga. A história conta ainda dois empates a um golo (em 1989 e 2007), resultados que os insulares não recusariam agora, até porque Luís Freire vê neste registo algo a mudar. “O histórico não afeta nada. Isso é um fator de motivação, se é assim tão difícil…”, afirmou, apontando para um jogo complicado, com os minhotos a quererem comandar. “Espero o Braga a assumir mais o jogo, com qualidade ofensiva, gente na área do adversário. É uma equipa muito completa ofensivame­nte, pressionan­te e que vem de um resultado de 4-0, mas, da nossa parte, vamos querer disputar jogo.”

Para o jovem técnico dos insulares, este é o maior desafio da sua equipa até ao momento. “É óbvio para toda a gente que sim. Estamos a falar de um Braga que tem feito grande carreira cá dentro. Tem estado nos primeiros lugares, tem imensas valias, vários internacio­nais, tem praticante­s de qualidade. É uma equipa que joga na Europa e já jogou na Champions.” Questionad­o sobre se considera o Braga candidato ao título em Portugal, Luís Freire esgueirou-se: “Isso é com eles. Mas com a qualidade e histórico que têm, são uma das equipas mais fortes em Portugal.”

Para esta partida, o técnico de 34 anos antecipa uma alteração na estratégia. “A nossa equipa tem assumido o jogo. É uma equipa para a frente, solidária em todos os momentos. Este jogo terá caracterís­ticas distintas, porque o adversário vai tentar ter ascendente .” Frente a frente estarão dois conjuntos que procuram futebol positivo, mas hoje Freire não quer muitos golos. “Espero que não haja muitos golos. Espero a minha equipa forte. Temos uma estratégia para este jogo”, finalizou.

“Espero o Braga a assumir mais o jogo, com qualidade de jogo, ofensiva, gente na área do adversário”

“Este jogo terá caracterís­ticas distintas, porque o adversário vai tentar ter ascendente” Luís Freire Treinador do Nacional

 ??  ?? Luis Freire passou uma mensagem de confiança ao seus jogadores
Luis Freire passou uma mensagem de confiança ao seus jogadores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal