O Jogo

QUARESMA NUNCA MARCOU NO BESSA 19

Extremo tem amanhã uma nova oportunida­de num dos poucos estádios onde nunca marcou um golo numa longa carreira

- MANUEL CASACA

Da Luz a Alvalade, de Guimarães a Braga, passando por Vila do Conde, Quaresma marcou em todos os principais palcos do futebol português, mas ficou sempre em branco no recinto das panteras

Aos 37 anos, e na época em que está de regresso ao futebol português, Quaresma tem um desafio para o jogo de amanhã contra o Boavista: marcar pela primeira vez no Estádio do Bessa. Este é, aliás, um dos poucos recintos dos clubesquem­ilitamatua­lmente na I Liga onde jogou e nunca marcou qualquer golo; as exceções são ainda os estádios de Marítimo, Belenenses e Santa Clara.

Nas cinco ocasiões em que jogou no Estádio do Bessa, uma delas com a camisola do Sporting e quatro pelo FC Porto, Quaresma ficou sempre embranco,tendovenci­dodois jogos, empatado um e perdido dois. Um dos triunfos foi alcançado com a camisola verde e branca, em 2002/03.

Da longa lista de vítimas a marcar como visitante no campeonato português constam, aliás, algumas das principais equipas, concretame­nte Benfica (2 golos), Sporting (1), V. Guimarães (4), Braga (2) e Rio Ave (1). Recintos tradiciona­lmente difíceis mas onde o internacio­nal português deixou a sua marca. A lista estende-se ainda a Aves (1 golo), Nacional (1), V. Setúbal (1), Beira-Mar (1), Estoril (1), Gil Vicente (1), Paços de Ferreira (1), Salgueiros (1) e Académica (1).

Curioso e até irónico é verificar que o Estádio D. Afonso Henriques é o palco onde mais gosta(va) de marcar como visitante. Ao longo da carreira conseguiu-o por quatro vezes, em 2005/06 (vitória 2-0), 2007/08 (2 golos, vitória 5-0) e 2013/14 (empate 2-2).

Agora com a camisola do V. Guimarães, Quaresma tem

Dos 19 golos que marcou a jogar fora, nenhum foi no Bessa. Foi, curiosamen­te, no Estádio D. Afonso Henriques que mais golos fez como visitante um novo desafio na carreira, naquele que será o 12.º confronto do jogador com os axadrezado­s. Aos cinco jogos que disputou como visitante acrescenta outros seis a jogar em casa, um deles pelo Sporting, em 2002/03, tendo empatado a um golo. Já com a camisola do FC Porto, perdeu o primeiro duelo, em 2004/05, no Estádio do Dragão, venceu nas três temporadas seguintes (1-0, 2-0 e 2-0) e empatou (0-0) em 2014/15.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal