O Jogo

“Disse-me que ia tentar bater o recorde do Acácio”

Célio Apolinário, antigo treinador no Cartaxo e Bombarrele­nse, trouxe Almeida do btt para a estrada

- FREDERICO BÁRTOLO

João Almeida esteve no futebol, como muitos outros miúdos, mas achou o BTT mais divertido. Foi aí que o descobrira­m para o ciclismo de estrada. “Era treinador dos cadetes do Cartaxo. Vi uma prova do João, num percurso duro. Vi que havia ciclista ali, tinha genica, era raçudo... Falei com ele e com o pai e começámos a trabalhar juntos. Logo no primeiro ano, tinha ele 14 anos, faz sétimo na Volta a Portugal, que foi ganha pelo Tiago Antunes [Efapel] e, no ano seguinte, campeão nacional de estrada, de contrarrel­ógio e na pista. Formámos a equipa do Bombarrele­nse e perdemos a Volta a Portugal de juniores, mas o João até ganhou no Larouco a competir contra sub-23”, precisou a O JOGO Célio Apolinário, técnicoque­encaminhou­oprincípio da carreira do líder do Giro.

Um menino de 22 anos que nunca deu trabalho nenhum. “A única coisa a que eu tinha atenção era para ele não treinar de mais. Sempre teve valor, rolava e subia bem. Era muito trabalhado­r e interpreta­va os planos de treino. Fazia três horas na bicicleta e sempre foi muitofocad­onosestudo­stambém. Não é expansivo, mas é uma joia de miúdo”, garantiu Apolinário, lembrando com alguma pena um “desentendi­mento” que o levou a sair do Bombarral e também à saída de João para o Bairrada com Daniel Viegas, promissor ciclista agora na Kometa.

O desempenho no Giro surpreende­u o técnico, mas o segundo lugar no contrarrel­ógio inaugural espelhava a ambição. “Antes de ir para a Volta a Itália, o João disse-me que queria tentar bater o recorde do Acácio da Silva e ter a camisola rosa mais do que um dia consecutiv­o. Estava preparado e sabia que não ia estar longe dos lugares cimeiros. Está a reagir bem e tem grande possibilid­ade de vencer. Vai lutar até ao último dia”, assegurou.

“Só tinha de ter cuidado para ele não treinar de mais”

Célio Apolinário

Técnico que descobriu João Almeida

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal