O Jogo

Insultos a Marega dão porta fechada

Vitória vai recorrer de castigo de três jogos sem público

- PEDRO ROCHA

O caso remonta a 16 de fevereiro de 2020, num V. Guimarães-FC Porto que terminou com o triunfo dos azuis e brancos (1-2). Multado ainda em 55 mil euros, o Vitória vai recorrer da sentença

A Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto teve mão pesada no caso Marega ao punir o Vitória de Guimarães com três jogos à porta fechada e uma multa de 55 mil euros, pelos insultos racistas dirigidos ao avançado maliano do FC Porto. A sentença é passível de recurso e o clube já anunciou que irá fazê-lo, dispondo de um prazo de 20 dias para avançar com uma impugnação judicial.

O caso verificou-se a 16 de fevereiro de 2020 (época 2019/20), no Estádio D. AfonsoHenr­iques,numVitória-FC Porto que terminou com o triunfo dos “dragões” por 1-2. Pouco depois de ter marcado o golo da vitória dos portistas (60 minutos), já na segunda parte, Marega foi brindado a partir das bancadas com cânticos de natureza racista e sons a imitar macacos e acabou por abandonar o relvado dez minutos depois, manifestan­dose muito agastado com a situação, tanto mais que chegou a representa­r os minhotos. O incidente de há cerca de oito meses desencadeo­u então uma investigaç­ão da Polícia de Segurança Pública às câmaras da videovigil­ância do estádio vimaranens­e, com a colaboraçã­o do clube, de forma a serem identifica­dos os eventuais autores dos insultos racistas e um processo-crime do Ministério Público “por atos de discrimina­ção racial”.

Três adeptos do Vitória já estão a ser julgados no Tribunal de Guimarães, pelo crime de discrimina­ção e incitament­o ao ódio e à violência, punido com pena de prisão de seis meses a cinco anos, desde 25 de setembro.

O Vitória lamentou que “a decisão” da APCVD tenha sido “préanuncia­da ao arrepio de todas as formalidad­es processuai­s”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal