O Jogo

Três em casa por precaução

livres para defrontar o Farense Taremi e Otávio

- ANA LUÍSA MAGALHÃES

As diferenças corroboram uma exibição na qual o brasileiro apareceu mais solto no ataque, sem negligenci­ar a defesa. O compromiss­o agradou e a saída nesta fase não se coloca.

Se o jogo de estreia, com o Sporting, não foi o melhor início para Felipe Anderson, o reencontro com os leões, anteontem, mostrou um jogador disposto a conquistar umaespécie­desegundao­portunidad­e no FC Porto. Ou, pelo menos, a fazer por isso. A saída até parecia provável há umas semanas, mas o despertar do brasileiro não poderia vir em melhor altura. Foi o sexto desafio do extremo emprestado pelo West Ham e O JOGO comparou as médias por 90’ dos cinco primeiros encontros com aquilo que o brasileiro fez na meia-final da Taça da Liga. Como se pode ver na infografia em cima, mesmo sem números esmagadore­s, o desempenho de Anderson na última partida foi globalment­e melhor, com o brasileiro mais interventi­vo.

Na primeira vez em que esteve em campo do primeiro ao último minuto, o camisola 28 subiu em praticamen­te todos os índices ofensivos, sem deixar de dizer presente nas tarefas sem bola. Aliás, o lance mais impactante foi mesmo aquela corrida a alta velocidade, quase de uma área à outra, a tempo de impedir que Nuno Santos rematasse para uma baliza deserta. O tipo de compromiss­o e atitude competitiv­a que Sérgio Conceição tanto valoriza – por mais que uma vez, nos últimos tempos, afirmou que “vir para trás a andar só quando se festeja um golo”. E se é certo que Felipe Anderson não teve tanta eficácia na globalidad­e dos duelos defensivos, não deixa de ser consideráv­el o número (10) e a subida nas recuperaçõ­es de bola. Além disso, oito desses roubos de bola ocorreram no meiocampo do Sporting. Ao nível, também, da pressão que o treinador exige e, na época passada, por exemplo, fez do FC Porto a equipa europeia que mais rapidament­e recuperava a bola.

Como já dissemos, o internacio­nal brasileiro mostrou-se mais ao jogo e isso transparec­e na estatístic­a. A jogar desde a esquerda, posição que lhe é mais natural, Felipe arriscou mais no drible e nas corridas progressiv­as (movimentos que aproximam a equipa da área adversária), aspetos nos quais se destacava em Itália e em Inglaterra. E é também por aqui que se explica a pequena subida nas perdas de bola: naturalmen­te, maior o risco, maior a probabilid­ade de erro. Ainda assim, Felipe, que somou mais toques de bola na área, acabou por melhorar a eficácia nos duelos ofensivos, mas ainda lhe falta o remate – ver caixa.

Mercado e covid-19: contexto mudou depressa

Como escrevemos no início, a saída de Felipe Anderson começava a desenhar-se há umas semanas, mas o cenário mudou e, neste momento, não é algo que faça senti

Felipe Anderson fez um jogo completo pela primeira vez e espreita nova titularida­de na visita ao Farense

do. Nakajima foi para o Al Ain e a contrataçã­o de Pepê não se vai consumar de imediato, ou pelo menos nesta janela de mercado. Entretanto, a covid-19 entrou em força no plantel do FC Porto e mostrou como, num ápice e com impacto por mais do que um jogo, fica desfeito um onze base.

Portanto, renasce a expectativ­a em torno de Felipe Anderson, que estava bem alta quando foi contratado, por empréstimo do West Ham, que o pretende valorizar e equacionou encontrar

Compromiss­o: cavalgada para impedir o golo de Nuno Santos impression­ou

Vagas: Sem Naka e Pepê (para já) e com a ameaça da covid-19, saída não se coloca

lhe um novo clube. Para já, segue-se a deslocação do FC Porto a Faro, numa partida que ainda não terá Luis Díaz disponível, mas que terá Otávio, se se confirmar o período mínimo de isolamento ditado pela covid-19 e, claro, se o brasileiro estiver nas condições físicas desejáveis. Este regresso até poderá remeter Anderson ao banco, mas se o camisola 25 ocupar o meio-campo, que também enfrenta problemas, então é bem possível que Felipe possa ter sequência na titularida­de.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal