O Jogo

Governo prepara plano de apoios

João Paulo Rebelo anunciou para breve as verbas pedidas para combate à crise, mas federações já sugerem um Ministério do Desporto

- CARLOS FLÓRIDO

Em debate com presidente­s federativo­s, secretário de Estado revelou que o Governo tem estado a preparar a resposta financeira aos pedidos do desporto e prevê a existência de fundos comunitári­os

“Não é ainda seguro retomar todo o desporto, mas do ponto de vista financeiro tem sido reclamado um apoio extraordin­ário pelo setor e temos estado a trabalhar nisso há vários meses”, revelou João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto, num debate “online” promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos e que integrou José Couceiro (vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol), Miguel Laranjeiro (presidente da Federação de Andebol), Manuel Fernandes (presidente da Federação de Basquetebo­l) e Vicente Araújo (presidente da Federação de Voleibol). “Espero dentro de poucotempo­podermosan­unciar um apoio extraordin­ário para o setor, sobretudo a pensar nos clubes de base”, acrescento­u o governante. Estará a ser estudado um pacote financeiro de quatro milhões de euros, o valor que se estima ser o da quebra das atividades.

Os dirigentes federativo­s saudaram a revelação – “gosto de ouvir uma palavra diferente ao fim de 10 meses”, respondeu Miguel Laranjeiro –, mas lembraram que a pandemia tem demonstrad­o que, apesar dos esforços do secretário de Estado, o desporto precisava de estar “sentado à mesa no Conselho de Ministros”, disse Manuel Fernandes. “Uma lição é necessidad­e de criação de um Ministério do Desporto. Em sete mil milhões de euros de orçamento do Ministério da Educação, são uns 70 a 85 milhões para o desporto; é cerca de 1%”, atirou o presidente da FPB. Laranjeiro considera que o desporto tem de ser encarado como “um desígnio nacional”, estando preocupado com “os atletas que se perderam para o sofá”. “Nenhum dos atletas da seleção de andebol que está no Egito parou a competição durante dois anos. Ninguém sabe o que acontecerá aos atuais jovens”, alertou, pedindo uma intervençã­o com “uma bazuca”, enquanto José Couceiro vê perigar “a passagem dos jogadores que vão subir a seniores” e recordou “a relação entre os investimen­tos no desporto e a poupança na saúde, que têm números conhecidos”.

Ontem foi lançado o Programa de Requalific­ação de Infraestru­turas Desportiva­s para 2021, uma ajuda que João Paulo Rebelo explica ser “um orçamento do IPDJ, que desta forma já apoiou mais de 400 clubes, em verbas até 50 mil euros”, mas o governante espera que, além do apoio de resposta aos pedidos da recente Cimeira das Federações, “o novo quadro de fundos comunitári­os volte a contemplar o desporto”. “Nos últimos anos não houve um cêntimo de fundos comunitári­os para o desporto”, recordou.

“Espero, em breve, podermos anunciar um apoio extraordin­ário, sobretudo a pensar nos clubes de base”

João Paulo Rebelo

Secretário de Estado do Desporto

 ??  ??
 ??  ?? Encontro digital envolveu o membro do Governo e representa­ntes federativo­s
Encontro digital envolveu o membro do Governo e representa­ntes federativo­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal