O Jogo

O melhor Márquez já em Portugal

Honda tem um oitavo lugar como melhor este ano, mas é de prever que o seis vezes campeão de MotoGP mude esse registo

- CARLOS FLÓRIDO

Miguel Oliveira dominou em absoluto o GP de Portugal de novembro passado, mas agora a KTM não promete tanto e há um novo rival. Segundo especialis­tas, Márquez estará já em forma

Depois de uma época inteira de ausência, Marc Márquez regressa esta semana à competição, no Grande Prémio de Portugal, repartindo o protagonis­mo com o piloto da casa de dominador da anterior corrida de Moto GP no Algarve, Miguel Oliveira. As expectativ­asem relação ao espanhol seis vezes campeão entre 2013 e 2019 são muitas, apesar do modesto comportame­nto da Honda na sua ausência.

A equipa que dominou o MotoGP até à queda de Márquez em Jerez, em julho passado, fraturando o braço direito, viveu um 2020 miserável (oitavo e nono lugares por equipas) e reparte com a KTM o último lugar entre os construtor­es este ano, mas as indicações saídas do Catar não foram assim tão más: Pol Espargaró, que ainda se adapta à Honda, foi oitavo na segunda corrida e quinto na velocidade de ponta (352,9 km/h), atrás das quatroDuca­ti, depois de ter sido o veloz na primeira da época (355,2 km/h). “Temos uma boa velocidade de ritmo de corrida. Mas há problemas com os pneus, como reclamam na KTM”, explicou Espargaró.

Será possível que Márquez mude tudo e logo de entrada? “Ele vai ser imediatame­nte forte”, diz Francesco Guidotti, manager da Pramac. “Talvez esteja um pouco mais cauteloso, mas não é primeira vez que uma queda destas lhe acontece. Em 2011 perdeu os sentidos ao bater com a cabeça e nas 125cc já tinha partido um braço. E agora é psicologic­amente mais forte. Será um dos favoritos ao título. Para ele, recuperar 40 pontos não é problema”, opinou o italiano.

“Não sei se será campeão, mas não vai regressar para andar no meio do pelotão. Não será surpresa se for ao pódio em Portugal”, diz Stefan Bradl, o alemão que substituiu Márquez ao longo de uma época e agora voltou ao lugar de piloto de testes. A favor do espanhol, que não esteve no GP de Portugal do ano passado, haverá um fator: foi o último a andar no Autódromo do Algarve, há três semanas, no último teste à sua recuperaçã­o.

 ??  ?? Marc Márquez vai regressar para lutar pelo pódio, segundo o seu colega Stefan Bradl
Marc Márquez vai regressar para lutar pelo pódio, segundo o seu colega Stefan Bradl

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal