O Jogo

Segunda volta entre a elite Weigl, Nuno Tavares e Gabriel disponívei­s

Na segunda volta das principais ligas europeias o Benfica só vê o Inter com um maior aproveitam­ento pontual

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO

Nas principais ligas, apenas o Inter fez mais pontos

Com sete vitórias e dois empates desde a 18.ª ronda, os encarnados ganharam, em média, 2,6 pontos por jogo. Melhor, apenas o Inter que, nas partidas da segunda metade da liga, tem o pleno de vitórias

O Benfica está num ciclo de seis vitórias consecutiv­as na Liga que, além de lhe permitir a aproximaçã­o ao líder Sporting, também já colocou os encarnados como a segunda equipa, entre as 116 dos principais seis campeonato­s do ranking da UEFA, com maior aproveitam­ento de pontos na segunda volta destas provas. Com 23 pontos ganhos em nove jogos (sete vitórias e dois empates na segunda volta da Liga NOS), as águias têm 2,6 de média de pontos ganhos por partida, sendo apenas batidas pelo pleno do Inter, em Itália: a formação de Milão, líder da Série A, ganhou todos os seus onze encontros relativos à segunda metade do campeonato.

Nesta contabilid­ade, que incide sobre as ligas mais bem cotadas no ranking da UEFA (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Portugal), o Benfica supera ainda os percursos internos de Manchester City, Barcelona e Mónaco, todos eles com uma boa média de pontos ganhos por jogo na segunda metade da respetiva liga (2,5) mas, mesmo assim, ficando atrás do desempenho dos encarnados. No caso dos citizens e dos catalães, viram-se mesmo ultrapassa­dos pelas águias graças aos seus tropeções na última jornada, tendo perdido, respetivam­ente, frente ao Leeds United e ao Real Madrid.

Olhando para a liga portuguesa, foi também devido ao “escorregão” do Sporting em Alvalade frente ao Famalicão (1-1) que o Benfica se tornou na equipa mais aproveitad­ora dos pontos ao dispor nesta segunda volta. O empate leonino, o segundo consecutiv­o, deixou a formação de Rúben Amorim com 21 pontos ganhos na fase da época em análise, ou seja, com uma média de 2,3 por jogo. Esse é, de resto, também o registo que detém o FC Porto, a outra equipa que segue num melhor ciclo nesta fase.

Ainda no comparativ­o nacional mas em relação aos golos marcados, o 5-0 frente ao Paços de Ferreira fez a equipa de Jorge Jesus fugir aos rivais nesse aspeto, somando 18 golos contra os 16 dos dragões e os 12 dos leões desde a 18.ª jornada até agora. Seferovic, que bisou frente ao Paços de Ferreira, é o maior protagonis­ta ofensivo das águias na segunda volta do campeonato, tendo à sua conta nove tentos marcados, ou seja, metade do total da equipa de Jorge Jesus.

 ??  ?? Encarnados somaram, em Paços de Ferreira, a sexta vitória seguida na Liga NOS
Encarnados somaram, em Paços de Ferreira, a sexta vitória seguida na Liga NOS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal