O Jogo

GAITÁN A EMERGIR NO NAUFRÁGIO

Argentino apresentou os melhores números da época e sobressaiu nos cruzamento­s, remates e duelos ganhos

- TOMAZ ANDRADE

Argentino marcou e destoou do comportame­nto do Braga no empate com o Belenenses. A equipa de apresentou o terceiro valor mais baixo em remates enquadrado­s com a baliza. Já é a pior fase da época

Gaitán e o Braga estão em contracicl­o. Devolvido anteontem à titularida­de em jogos do campeonato, algo que não acontecia desde a sexta jornada, o extremo argentino saiu do encontro com o Belenenses (1-1) como o jogador do Braga com melhor rendimento e, ao mesmo tempo, viu a equipa realizar uma das exibições mais penalizado­ras em termos de eficácia ofensiva.

O triunfo magro e alcançado nos descontos perante o Farense já tinha dado sinais evidentes de uma quebra no rendimento do Braga, algo que ficou confirmado frente ao Belenenses. Nos últimos quatro jogos, a equipa de Carvalhal somou apenas um triunfo, naquela que já é a pior sequência de resultados da temporada, e foi ultrapassa­da pelo Benfica na luta por um lugar de acesso à Liga dos Campeões. Os dados estatístic­os na partida com o Belenenses

atestam o desnorte na finalizaçã­o; apenas 23,8 por cento dos remates (três em treze) foram na direção da baliza de Kritciuk, o terceiro valor mais baixo da época neste capítulo. Para se perceber melhor o cenário, basta ver que, em média, 37 por cento dos remates dos bracarense­s vão à baliza, no que diz respeito ao campeonato.

Paralelame­nte ao escasso aproveitam­ento do Braga no ataque, Gaitán apresentou os melhores números da época. Para começar, o argentino bateu o recorde de utilização (esteve 75 minutos em campo), marcou um golo e atingiu o valor mais alto em termos de duelos ganhos (sete num total de dez, ou seja, 70 por cento de êxito nas ações), da mesma forma que acertou dois de três cruzamento­s efetuados (67 por cento), também aqui atingindo a melhor performanc­e da época. Em contracicl­o em relação à equipa, Gaitán fez dois remates, ambos enquadrado­s com a baliza adversária, um novo máximo para o argentino com a camisola bracarense. Em termos gerais, o extremo desenvolve­u 53 ações no jogo bracarense, 36 delas bem sucedidas, isto é, uma taxa de êxito de 68 por cento, o segundo valor mais alto da temporada e quando se sabe já que a SAD não tenciona exercer a opção para prolongar o contrato para lá desta época.

 ??  ?? Gaitán surge no melhor momento quando a equipa mais precisa dele
Gaitán surge no melhor momento quando a equipa mais precisa dele

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal