O Jogo

“Não haverá adeptos nos estádios”, diz Costa

Observatór­io do Futebol conclui que o campeonato luso é o quinto pior em tempo útil de jogo

- FILIPE FERREIRA

Em termos europeus, além do mau registo no aproveitam­ento do jogo, a Liga NOS é a terceira quanto ao tempo perdido por cada falta e a quarta no número de faltas por partida

Um estudo do Observatór­io de Futebol (CIES) coloca a Liga NOS como uma das piores da Europa no que diz respeito ao tempo útil de jogo: 33.º lugar entre 37 possíveis de uma lista que é liderada por Israel, com um aproveitam­ento de 66,9 por cento do tempo de jogo. A competição portuguesa (ver quadro) tem o seu desempenho médio nos 58,3 por cento, o quinro dos últimos.

Importa referir que o estudo do CIES analisa diferentes indicadore­s relativos à fluidez nos jogos disputados desde 1 de julho de 2019 até ao passado dia 3 de março do corrente ano, num total de 37 competiçõe­s europeias: 30 divisões principais das federações-membro da UEFA, as cinco segundas divisões dos países anfitriões das cinco maiores ligas (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França), bem como a Liga dos Campeões e a Liga Europa. Tendo em conta o registo luso no tempo útil de jogo, pior só mesmo a segunda divisão espanhola (55,9%), a liga da Chéquia (56,8%), o Championsh­ip inglês (57,2%) e a liga da Grécia (57,5%).

Por outro lado, em Portugal é onde se joga mais tempo, contando com os períodos de compensaçã­o de ambas as partes: em média 1h37m51s. É, assim, o quarto campeonato europeu os jogo mais compridos, a contrapor com o facto de ser o quinto com menos tempo útil.

Outro indicador analisado foi a percentage­m de tempo perdido devido a faltas e, aqui, a liga portuguesa volta a estar em destaque pela negativa. É a terceira mais interrompi­da por faltas, o que correspond­e a 17,4% do tempo de paragem por partida.

Nesta liderança estão os gregos (19%) e, de seguida, a segunda divisão de Espanha (18,3%).

E analisando o número de faltas cometidas por jogo, Portugal ocupa o quarto lugar da lista, com uma média de 31,7 faltas por encontro. O campeonato da Sérvia é o mais faltoso, com uma média de 35,6 faltas.

A fechar, o observatór­io analisou o tempo que se perde quando é assinalada uma falta. Em média, na Liga NOS, perdem-se 32,2 segundos por falta, colocando a prova no décimo lugar. Na liderança está a liga turca, com 35,1 segundos perdidos.

 ??  ??
 ??  ?? Na liga lusa esgota-se muito tempo sem bola jogada
Na liga lusa esgota-se muito tempo sem bola jogada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal