O Jogo

Motivação de inspetora questionad­a por colega

Carlos Cabreiro, coordenado­r da unidade de cibercrime da PJ, disse ontem em tribunal que não percebeu o modus operandi da inspetora Aida Freitas

- RODRIGO CORTEZ

Operação policial para vigiar um encontro entre representa­ntes da Doyen e Aníbal Pinto, sem conhecimen­to deste, na área de serviço da A5, em Oeiras, fez pelo menos uma vítima no interior da PJ

A Polícia Judiciária abriu um processo disciplina­r à Inspetora Aida Freitas na sequência do depoimento desta no julgamento do caso Football Leaks, contou ontem em tribunal, Carlos Cabreiro, coordenado­r da Unidade de Combate ao Cibercrime (UNC3T) da Polícia Judiciária (PJ).

Aida Freitas confessara em tribunal que tinha assinado sem ler o Relato de Diligência Externa (RDE) da operação de vigilância do encontro entre Nélio Lucas (Grupo Doyen) e Aníbal Pinto (advogado de Rui Pinto), na área de serviço da A5 em Oeiras, a 22 de outubro de 2015. A então inspetora da UNC3T esteve presente na área de serviço, assim como outros elementos da PJ, sem que Aníbal Pinto tivesse conhecimen­to.

“Não consigo analisar a motivação da senhora inspetora. Nunca tinha visto uma atuação deste tipo. Pouco profission­al, no mínimo”, comentou Carlos Cabreiro a propósito de Aida Freitas. “Não consigo perceber a motivação dela. Não é comum. Em 29 anos, nunca tinha visto um episódio desta natureza”, acrescento­u, explicando depois que, na sequência do caso, Aida Freitas chegou mesmo a ser transferid­a de departamen­to. “Mudou para a área do combate à corrupção, por volta de 2018, para algo relacionad­o com moeda falsa, creio eu. Foi a pedido dela, mas houve alguma tensão com as chefias e creio que isso é que motivou a saída dela”, disse, afirmando que as tensões foram “com o inspetor-chefe e com outro inspetor”. “Estava a tornar-se insustentá­vel o grupo de trabalho”, concluiu Carlos Cabreiro.

 ??  ?? Carlos Cabreiro revelou que Aida Freitas foi transferid­a devido a “tensão” na PJ
Carlos Cabreiro revelou que Aida Freitas foi transferid­a devido a “tensão” na PJ

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal