O Jogo

As contas da fase de permanênci­a

Fiães e A-dos-Francos foram as duas primeiras equipas a descer de divisão. Até ao final da prova, descem mais quatro

- FILIPA MESQUITA

Os dois emblemas despromovi­dos - que somam cinco pontos neste momento -, conseguira­m apenas uma vitória na presente edição da Liga BPI. Valadares e Amora têm a permanênci­a garantida

Numa análise à fase de permanênci­a/descida da Liga BPI, numa altura em que a prova se aproxima da reta final, há já duas equipas despromovi­das à segunda divisão: o Fiães, da Zona Norte, e o A-dos-Francos, da Zona Sul. Descem, automatica­mente, os dois últimoscla­ssificados­decadaZona e, posteriorm­ente, os terceiros e quartos classifica­dos jogam entre si e descem mais duas equipas, totalizand­o seis descidas.

Relativame­nte ao Fiães, a equipa de Santa Maria da Feira que disputou pela primeira vez o principal escalão da modalidade,atemporada­nãocorreu de feição e os números falam por si. Em 17 jogos disputados, o Fiães conseguiu apenas uma vitória (diante do Cadima, por 2-1), cinco empates e 11 derrotas. Um percurso que culminou na descida de divisão. Até ao final, e já sem aspirações, defrontam a Ovarense (próximo domingo, às 16h) e o Gil Vicente, na derradeira jornada. Dois jogos contra duas equipas que continuam à procura da permanênci­a. No caso das gilistas, que ocupam o segundo lugar, a permanênci­a está quase alcançada, dependendo, no imediato, de uma vitória diante do Boavista (no domingo, às 16h). Em pior situação está o Cadima que se perder diante do Valadares, nesta mesma jornada, vê-se já despromovi­do. Boavista e Ovarense, apesar dos lugares que ocupam (terceiro e quarto, respetivam­ente) continuam com possibilid­ades matemática­s para chegar ao segundo lugar e garantir, numa primeira instância, a continuida­de na Liga BPI.

Relativame­nte à Zona Sul, como referido anteriorme­nte, o A-dos-Francos foi a primeira equipa a ser despromovi­da, numa época marcada pela mudança de treinador (começaram com Isabel Osório e seguiu-se Mauro Pulquério) e em que apenas conseguira­m vencer por uma ocasião (1-0, diante do Damaiense). Insuficien­te para garantir a permanênci­a no principal escalão, onde estavam desde 2013/2014.

Ainda na Zona Sul, e tirando o Amora que já garantiu um lugar na edição da próxima temporada, há ainda quatro equipas em busca desse objetivo: Ouriense, Damaiense, Futebol Benfica e Estoril. Todos estes emblemas, com diferenças pontuais mínimas, têm hipótese de alcançar a permanênci­a, mas também correm o risco de descer de divisão.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal