O Jogo

Jorge Jesus não tem moral nenhuma

- Paulo Baldaia

Aentrada dura de Eustáquio, que lhe valeu a expulsão no jogo contra o Benfica, levou Jorge Jesus a considerar que o jogador do Paços de Ferreira não agiu “como um profission­al” e fez aquela falta “nitidament­e com a intenção de magoar o Julian”. O treinador mais sobrevalor­izado da história do futebol português, e também com menos jeito para comunicar em português (desconheço como se expressa noutras línguas), podia não estar a ver a gravidade e o significad­o das palavras que usava, mas não foi isso que aconteceu.

Uma semana depois, Jesus, no que podia ter sido um acto de contrição, veio dizer-nos que, afinal, Eustáquio fez aquela falta “sem intenção de magoar o Julian”. Começar a conversa com um pedido de desculpas ao jogador pacense é que foi um “vê-se-te-avias” que tornou impossível acreditar na sinceridad­e do arrependim­ento pela grave ofensa que tinha produzido. A palhaçada é de grau tão elevado que o jornal Record fez o seguinte título: “Jorge Jesus ‘desculpa’ Eustáquio”. Não pede desculpa, concede-a a quem ele ofendeu. Só neste país!

Jorge Jesus assume que Pepe tem razão nas criticas que lhe fez e até repete argumentos usados pelo jogador do FCP para desdizer o que tinha dito há uma semana, mas responde com um risinho cínico porque, na opinião dele, Pepe não tem “ganda moral” para falar daquela jogada. Acontece que o luso-brasileiro falou da jogada, da ofensa do treinador do Benfica e do seu silêncio sobre a forma violenta como Benfica veio jogar ao Dragão na primeira volta, jogo em que Pizzi e Nuno Tavares nunca teriam estado em campo os 90 minutos com um árbitro decente. Há outra coisa que Jesus precisa de aprender com Pepe: pedir desculpa quando erra.

Para falar de Pepe, Jesus deveria, aliás, ter-se levantado e ter feito uma vénia primeiro. O jogador do FCP é campeão europeu e vencedor de uma Liga das Nações ao serviço da Seleção de Portugal, para além de ter ganho três Ligas dos Campeões, dois mundiais de clubes e uma Supertaça Europeia pelo Real Madrid, já depois de ter conquistad­o o título de melhor do mundo por clubes vestido de azul e branco. O respeitinh­o é muito bonito e recomenda-se.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal