O Jogo

A BATALHA PELO 5.º

-

nova Liga dos Campeões é uma realidade que está aí ao virar da esquina, faltando ser aprovada amanhã no Comité Executivo da UEFA, depois de o projeto que vai revolucion­ar a Champions ter sido fechado, anteontem, pelo Comité de Competiçõe­s, presidido por Fernando Gomes, do organismo sediado em Nyon.

A prova vai crescer para 36 participan­tes a partir da época apenas aos pontos garantidos pelos dois países desde da temporada 2018/19, a primeira que vai contar para definir o ranking em 2024/25, Portugal encontra-se atualmente à frente, com uma magra diferença.

Como se pode verificar no quadro ao lado, nas três primeiras das cinco épocas que vão contar, os clubes nacionais já garantiram um total de 30,800 pontos, enquanto os emblemas da Ligue 1 apenas somaram 30,165. Para que seja possível arrancar 2021/22 ainda na frente será importante que o PSG não seja bem sucedido na Champions. Os parisiense­s vão defrontar o Man. City nas semifinais e podem acrescenta­r ao ranking francês 0,166 pontos ou 0,333 pontos por cada empate ou vitória que venham a conseguir. Terão ainda um bónus de 0,166 pontos em caso de qualificaç­ão para a final. Ou seja, com os dois países separados por 0,635, ainda é possível uma ultrapassa­gem por parte da França. subida ao sexto lugar, Portugal vai passar a ter seis equipas nas provas europeias, o que tem um lado positivo e um negativo. Se há mais um clube a poder pontuar, os pontos conquistad­os também passam a valer menos porque serão divididos por seis, quando até aqui eram divididos por cinco. Logo, será necessário mais do que uma boa campanha europeia de um ou dois clubes para inverter a tendência de quebra pontual no total da época que se verifica desde 2018/19, como se pode conferir no quadro em anexo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal