O Jogo

Azzurra só fica atrás dos lusos

Portugal é o maior “carrasco” dos ingleses nos encontros oficiais que se seguiram ao Mundial’1966

- —RODRIGO CORTEZ

Italianos só perderam um dos sete jogos disputados contra os Três Leões desde a “outra” final de Wembley, enquanto a equipa das Quinas não perdeu nenhum dos seis duelos contra a Inglaterra

Desde 1966, quando ergueu o único título da sua história, a Inglaterra teve de disputar 302 jogos para chegar a uma nova final e a Itália foi o segundo osso mais duro de roer em encontros oficiais, no ranking de seleções com quem a Inglaterra jogou cinco vezes ou mais desde a data histórica. Nos sete jogos disputados contra os Três Leões, a Azzurra só perdeu um, somando dois empates e quatro vitórias e só está atrás de... Portugal, a grande bestanegra dos ingleses.

Em seis partidas disputadas desde a final de 1966 entre ingleses e portuguese­s, a equipa dos três leões não venceu uma única vez, somando quatro empates e duas derrotas. Dois dos empates, porém, provocaram eliminaçõe­s traumática­s, após desempates por grandes penalidade­s.

Foi isso mesmo o que se verificou nos dois últimos duelos entre os países, ocorridos no Campeonato Mundial de 2006 (3-1 após 0-0) e no Europeu de 2004 (6-5 após 2-2) este último rodeado de grande dramatismo, com o guarda-redes Ricardo a marcar a grande penalidade decisiva, já depois de ter defendido um outro sem luvas.

Antes disso, Portugal vencera por 3-2 na fase de grupos Europeu de 2000 e por 1-0 (também nos grupos) do Mundial de 1986. O último triunfo da Inglaterra sobre os lusos foi mesmo no tal Mundial de 1966, no penúltimo passo da caminhada para o título, já nas meias-finais, por 2-1, no célebre jogo de Liverpool que deixou Eusébio em lágrimas.

 ??  ?? Insigne, Immobile e Chiesa são perigo à solta na frente
Insigne, Immobile e Chiesa são perigo à solta na frente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal