O Jogo

“Grande objetivo é estar na Seleção no próximo Euro”

Defesa não descarta a possibilid­ade de “apostar” no Mundial do Catar, mas o Europeu’2024 é a meta traçada por alguém que defende que o período de adaptação a um novo clube é, sobretudo, “mental”

-

Gui Ramos chegou a ser chamado aos sub-18 de Portugal, mas, desde aí, não somou qualquer participaç­ão pelas camadas jovens nacionais. O hiato, porém, não lhe retira a ambiçãodes­altardiret­amente para os AA.

Inevitavel­mente a pressão agora será diferente. É um aliciante ou assusta-te?

—Gosto de ver as coisas como um desafio, não entendo a pressão como algo negativo. Se me contratara­m é porque veem valor em mim e vou dar o meu melhor para correspond­er a qualquer expetativa que se tenha criado. O que posso garantir é que vou trabalhar no máximo e tentar dar o meu melhor para ter o máximo de rendimento em jogo.

Alguém que sai da Liga Sabseg para a Bundesliga está logo apto a competir?

—Esse período de adaptação é, sobretudo, mental. Se estivermos focados e a trabalhar no máximo a coisa daá-se. Nessa fase é preciso uma recuperaçã­o ainda mais aprimorada para que não haja desgaste em excesso que dê origem a lesões. É claro que o corpo vai acabar por criar algumas barreiras, porque são estímulos aos quais não está habituado, mas com o ‘mindset’ certo é possível, independen­temente da liga.

Em quantos anos ambicionas chegar à seleção?

—Depende muitos fatores, mas é sempre uma incógnita. Vou trabalhar para lá chegar o mais rápido possível, mas estou a apontar para os próximos três anos. Este é o objetivo definido.

O Mundial do próximo ano é um sonho impossível?

—É ambicioso, mas vou trabalhar para tentar alcançá-lo. Está dependente de muitas incógnitas. O grande objetivoé estar na Seleção no próximo Europeu.

A curto prazo, qual é o teu objetivo?

—Estou completame­nte comprometi­do como objetivo do Arminia Bielefeld, que é manter-se na Bundesliga. Individual­mente quero continuar a minha evolução, chegar o mais rápido possível à titularida­de e mostrar o meu valor aqui, na Alemanha.

Gui Ramos chegou ao Sporting com 15 anos e esteve vinculado ao clube de Alvalade sete temporadas, sem, porém, estrear-se pela equipa principal

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal