O Jogo

Marcelo pede prudência

Presidente da República apontou decisão para depois de dia 29 deste mês

- CLÁUDIA OLIVEIRA

Reunião com o Infarmed e Conselho de Ministros são apontados como determinan­tes para avaliar possibilid­ade do regresso do público às bancadas. Até lá, oficializa­ção do regresso fica por fazer

A Liga Portugal anunciou o regresso do público às bancadas na próxima época desportiva,mas,ontem,oPresident­e da República colocou gelo na pretensão e atirou a decisão sobre o assunto para o final deste mês de julho, mediante a análise a situação pandémica nessa altura.

“As medidas, em cada momento, devem ser tomadas no plano sanitário. Pelo que percebi, trata-se da próxima época futebolíst­ica. Temos um mês de distância. Vamos ter a sessão epidemioló­gica no Infarmed. Para além de fazer o balanço do passado, vamos olhar para o futuro. A reunião é no dia 27, normalment­e há Conselho de Ministros na quinta-feira, nesse caso, dia 29”, resumiu Marcelo Rebelo de Sousa.

“Faz sentido, nessa altura, olhar para o futuro e o Governo decidirá sobre o futuro à luz da situação vivida então”, acrescento­u o Presidente da República, lembrando que o assunto é, em todo o caso, “uma questão da competênci­a do Governo.”

Já na véspera das declaraçõe­s de Marcelo Rebelo de Sousa, o Governo tinha desmentido a Liga sobre este regresso do público, revelando, em informaçõe­s veiculadas à agência Lusa, que a decisão não estava ainda tomada.

Olhando ao calendário, a época desportiva começa ainda antes da reunião do Governo com o Infarmed e do Conselho de Ministros de dia 29. A primeira fase da Taça da Liga joga-se dia 24. Além desta prova, a Supertaça Cândido de Oliveira, entre Sporting e Braga, está marcada para dia 31 deste mês, no Estádio Municipal de Aveiro, apenas dois dias após a reunião de Conselho de Ministros. Não sendo impossível, é difícil e pouco provável que este seja um jogo com público nas bancadas, atendendo à logística que teria de ser montada para tal ser possível.

A Liga, por seu lado, na sexta-feira, afirmou que, nesse dia, “no seguimento das reuniões levadas a cabo nas últimas semanas com o Governo e a DGS foi definida a norma que será aplicada ao regresso do público aos estádios. É com enorme satisfação que vemos concretiza­da a reivindica­ção da Liga Portugal e das suas associadas de ter os adeptos de regresso aos estádios”. Mas, até ver, não há data certa para esse regresso.

O último jogo com público nas bancadas (sem qualquer restrição) aconteceu a 12 de março de 2020. Foi um Paços de Ferreira-V. Guimarães (1-2)

 ??  ?? Decisão sobre público só dia 29
Decisão sobre público só dia 29

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal