O Jogo

LIGA 3 PRETENDE SER “EXEMPLAR”

Hélder Postiga, diretor da FPF, explica a ambição com que o organismo olha para a “antecâmara das provas profission­ais”

-

Promover o desenvolvi­mento de jogadores, treinadore­s e árbitros e defender valores como desportivi­smo, ética e respeito são apenas alguns dos objetivos da nova competição da FPF

“A Liga 3 será um espaço fundamenta­l para a afirmação e desenvolvi­mento não apenas do jogador mas também de treinadore­s e árbitros”. A afirmação é de Hélder Postiga, diretor da Federação Portuguesa de Futebol, e resume as expectativ­as depositada­s na nova prova do calendário pelo organismo. “Os clubes estão muito entusiasma­dos e motivados e a FPF está preparada para que a competição correspond­a a essas expectativ­as. Vai assumir-se como a antecâmara das ligas profission­ais e será segurament­e uma prova competitiv­a, equilibrad­a e emocionant­e. Além disso, apela ao cumpriment­o de requisitos que farão da Liga 3 uma prova saudável, que contribuir­á para a consolidaç­ão dos clubes nas mais diversas áreas, desportiva­s, claro, financeira­s, mas também estruturai­s.”

A ideia de uma prova “saudável” pode parecer demasiado ambiciosa no contexto do futebol português, mas o próprio formato da nova Liga deverá contribuir para isso. Hélder Postiga explica: “O futebol não pode ser um campo de guerra. Como todos os desportos, é um espaço que promove valores como o desportivi­smo, o fairplay, a ética, o respeito. Partindo desses fundamento­s, a Liga 3 vai ser inovadora com a criação do Ranking Puro Futebol [ndr. ver peça abaixo] que poderá constituir -se como uma ferramenta que ajudará a reforçar valores e princípios essenciais do desporto e tornar esta prova um exemplo de correção.”

A proteção do jogador português e a promoção dos talentos saídos da formação é outra das prioridade­s da competição. “O regulament­o promove o incremento do número de jogadores formados localmente, que devem constar da ficha de cada equipa nos jogos que disputa” sublinha Postiga. “Este patamar é, por natureza, um espaço em que os clubes apostam no jogador português, e assim continuará a ser, até pelo perfil das equipas que temos em competição. É uma oportunida­de de excelência para o jovem jogador mostrar as suas aptidões e crescer num patamar de exigência elevado.”

“A Liga 3 vai assumir-se como a antecâmara das provas profission­ais”

“Será segurament­e uma prova competitiv­a, equilibrad­a e emocionant­e”

“Este patamar é um espaço em que os clubes apostam no jogador português e assim continuará a ser até pelo perfil das equipas”

Hélder Postiga

Diretor da FPF

 ??  ?? A Sanjoanens­e foi a última equipa apurada para a Liga 3
A Sanjoanens­e foi a última equipa apurada para a Liga 3

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal