O Jogo

DÍAZ: NOVO REI DA AMÉRICA DO SUL

Exibições e golos do portista na Copa América têm valido elogios de grandes figuras do futebol da América Latina

- CARLOS GOUVEIA

Falcao diz que o compatriot­a cresceu imenso depois de ter ido para o FC Porto. Conceição não quer perder o criativo, mas tanta atenção mediática faz aumentar a pressão do mercado

Messi levou para casa a medalha de vencedor e o troféu de melhor jogador da Copa América, mas é Luis Díaz quem tem estado em destaque. O portista tem sido equiparado ao astro argentino por causa das exibições e dos golos que fez pela Colômbia e os elogios chegam um pouco de toda a América do Sul, colocando o foco ainda mais sobre ele, numa altura em que o mercado de transferên­cias promete entrar em velocidade de cruzeiro.

Conceição espera não perder o extremo, mas tanto reconhecim­ento público abre muitas portas ao jogador. A começar por uma das maiores figuras do futebol da Colômbia e ex-goleador do FC Porto, Falcao. “Estou muito feliz por ele, tem umas condições impression­antes. Ir para o FC Porto, na Europa, deu-lhe a capacidade de entender e analisar melhor o jogo. Sabe jogar, sabe o que deve fazer”, referiu “El Tigre”. Ainda no país de onde é natural o criativo portista, o ex-internacio­nal Faryd Mondragón deixou elogios, mas também um conselho. “Foi uma das grandes figuras na Copa América, espero que mentalment­e mantenha a humildade e os pés na terra. Com essa fome de querer ser cada dia melhor. Fosse extremo pela esquerda ou pela direita, a aparecer no meio, com as suas diagonais e velocidade, ou a surgir no espaço vazio como um 9, surpreende­u toda a gente. É um jogador que, se soubermos usar bem, vai darnos muito”, apontou.

Na Argentina, que venceu a prova, Díaz também conquistou adeptos. “Encantoume, não o conhecia bem porque joga em Portugal e não vejo muito o futebol de lá. Contra a Argentina explodiu e contra o Perú foi tremendo. Tem um estilo similar ao meu. Faz diagonais, os jogadores que jogam por fora têm que fazer algo distinto. A verdade é que gostei muito dele”, admitiu Julio Olarticoec­hea, ex-jogador e ex-dirigente da seleção da Argentina. Rafael Dudamel, ex-jogador e selecionad­or venezuelan­o, também destacou o portista. “Foi um jogador notável, os seus golos e dribles provam que deu um salto de qualidade.”

Luis Díaz foi expulso na fase de grupos, contra o Perú e depois brilhou bem alto, assinando quatro golos, todos eles de belo efeito. Agora, vai gozar cerca de duas semanas de férias antes de se apresentar no FC Porto

“Ir para o FC Porto, na Europa, deu-lhe a capacidade de entender e analisar melhor o jogo. Sabe jogar, sabe o que deve fazer.”

Falcao

Ex-jogador do FC Porto

“Díaz encantou-me, não o conhecia bem porque joga em Portugal e não vejo muito. Contra a Argentina explodiu e contra o Perú foi tremendo”

Olarticoec­hea

Ex-internacio­nal da Argentina

“Espero que mentalment­e mantenha a humildade e os pés na terra. Com essa fome de querer ser cada dia melhor”

Faryd Mondragón

Ex-internacio­nal da Colômbia

“Foi um jogador notável, os seus golos e dribles provam que deu um salto de qualidade”

Rafael Dudamel

Ex-selecionad­or da Venezuela

 ??  ?? Luis Díaz é o novo “menino de ouro” do futebol colombiano
Luis Díaz é o novo “menino de ouro” do futebol colombiano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal