O Jogo

LUIS DÍAZ NA MESA DE MESSI E NEYMAR

A CONMEBOL elegeu o extremo do FC Porto como jogador revelação e incluiu-o no onze ideal, ao lado de dois atacantes de elite

- ANA LUÍSA MAGALHÃES

O avançado de 24 anos é o único representa­nte da Colômbia no melhor onze. Começou mal, mas terminou a competição com o mesmo número de golos que Leo e o recorde de dribles

Dos múltiplos elogios ao reconhecim­ento da CONMEBOL: a confederaç­ão sul-americana escolheu Luis Díaz como jogador revelação da Copa América e incluiu-o no onze ideal da competição. O grupo de estudo técnico, equivalent­e à comissão técnica da UEFA, foi sensível ao desempenho do extremo colombiano do FC Porto, em termos quantitati­vos e qualitativ­os.

Díaz apontou quatro golos, os mesmos que Lionel Messi, com quem partilha, mais Neymar, a frente de ataque de um onze no qual é o único representa­nte dos cafeteros. O capitão da Argentina levou o prémio de melhor marcador, por ter somado mais assistênci­as, mas os golaços do jogador azul e branco impression­aram, depois de um início nada promissor, curiosamen­te, mas que até pode ter contribuíd­o para o prémio revelação. Na estreia, frente à Venezuela, o extremo foi expulso, mas regressou com um pontapé de bicicleta certeiro, diante do Brasil. Nas meiasfinai­s, empatou o jogo a uma bola, com a Argentina, graças a um remate de ângulo desafiante, no mínimo, e fechou a prova com um bis ao Peru, que valeu o terceiro lugar na Copa América: o primeiro golo na conclusão de uma cavalgada e o segundo num disparo forte e colocado, de fora da área, depois de evitar alguns adversário­s.

Já seriam argumentos suficiente­s para reclamar os múltiplos artigos que a Imprensa colombiana lhe dedicou nas últimas semanas, com a evocação de uma infância difícil, com carência alimentar, mas resgatada pelo futebol. Contudo, Luis Díaz, 24 anos, ainda se destacou por ter sido o jogador com mais dribles bem sucedidos: 26 em 32 tentativas. Sem grande surpresa, começaram a surgir notícias, um pouco por todo o mundo, que o colocam no radar de vários clubes europeus, mas o FC Porto tem o avançado blindado com uma cláusula de rescisão de 89 milhões de euros.

 ??  ?? Luis Díaz e um gesto que repetiu diversas vezes na Copa América: deixar adversário­s para trás
Luis Díaz e um gesto que repetiu diversas vezes na Copa América: deixar adversário­s para trás
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal