O Jogo

Uma promessa levou a outra

Ambição europeia aliciou Mourinho antes do treinador apontar ao título para 2003

- ANA LUÍSA MAGALHÃES

Na série “Ironias do Destino”, Pinto da Costa recordou um dos anos mais épicos do clube, com a conquista de Liga, Taça de Portugal e Taça UEFA

Recordar 2003 é revisitar Sevilha para o FC Porto e foi mesmo isso que Pinto da Costa fez no episódio da série “Ironias do Destino” dedicado a esse ano. Os dragões conquistar­am campeonato, Taça de Portugal e Taça UEFA, com a marca incontorná­vel de José Mourinho. “Trocámos aquele abraço de quem tinha atingido o objetivo. Mourinho não estava para vir para cá, estava a um passo de um rival nosso [Benfica]. Uma coisa importante para o convencer a vir foi que lhe prometi que íamos fazer um projeto para voltar a ganhar uma prova internacio­nal. Acreditou na qualidade dos jogadores que íamos buscar e no trabalho dele”, sublinhou o presidente do clube, que também viu o treinador prometer, logo à chegada, o títulodeca­mpeãoem200­3:“Tinha estado comigo longas horas a preparar a época seguinte, por isso sabia do que estava a falar”, sublinhou.

Dos 3-2 ao Celtic, “um dos jogos mais emocionant­es” que viu, Pinto da Costa recordou uma espécie de ajuste de contas. “Havia uma campanha contra o FC Porto liderada por um indivíduo que até tinha trabalhado connosco, que dizia que a vitória de 1987 [Taça dos Campeões Europeus] tinha sido casual e que nunca mais iria vencer. Estávamos apostados em mostrar que isso não era verdade. Os últimos minutos foram de um sofrimento tremendo, mas, no final, toda a gente reconheceu que o vencedor foi realmente quem mereceu mais”, vincou.

“Uma coisa importante para o convencer [Mourinho] a vir foi que lhe prometi que íamos fazer um projeto para voltar a ganhar uma prova internacio­nal”

“Havia uma campanha contra o FC Porto. Diziam que a vitória de 1987 tinha sido casual”

“Toda a gente reconheceu que o vencedor foi quem mereceu mais”

Pinto da Costa Presidente do FC Porto

 ??  ?? Pinto da Costa e José Mourinho no Estádio Olímpico de Sevilha
Pinto da Costa e José Mourinho no Estádio Olímpico de Sevilha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal