O Jogo

MATHEUS CONTRA A VÍTIMA FAVORITA

Coates é o jogador que mais vezes defrontou o Braga, mas só ganhou oito de 14 jogos. Já o luso-brasileiro foi decisivo em 2020/21

- FREDERICO BÁRTOLO

O JOGO analisou a participaç­ão dos futebolist­as atual plantel contra o rival de amanhã e o médio, provável titular, foi

protagonis­ta

O Sporting defronta amanhã o Braga, para a Supertaça, e em Alvalade ninguém tem dúvidas que foi contra esse rival, após a vitória por 1-0 na Pedreira em partida da 29.ª jornada da última Liga , que os verdes e brancos ganharamco­nfiançapar­aacreditar que o título de campeões nacionaisn­ãofugiria.Matheus Nunes foi o grande protagonis­ta desse triunfo, apontando o golo do triunfo numa partida em que o leão foi encostado às cordas, com menos por expulsão de Gonçalo Inácio logo aos 18’. Analisando as participaç­ões dos jogadores do plantel do Sporting contra o Braga, é assim inevitável salientar o nome do luso-brasileiro, que após a grande exibição contra o Lyon no último teste da pré-temporada, aponta ao onze titular no que pode ser o seu 50.º jogo pelo clube.

Com 14 partidas contra os guerreiros do Minho, Coates é quem mais vezes defrontou o rival de amanhã, na disputa do primeiro título da temporada 2021/22. No entanto, o uruguaio, capitão dos leões saiu vencedor em pouco mais de metades desses confrontos, contando com oito vitórias, um empate e cinco derrotas. É também com naturalida­de, dada a longevidad­e no clube, aquele que mais minutos soma contra o Braga: 1187.

Voltando a Matheus Nunes, o médio que se prepara para ocupar a vaga deixada por João Mário na equipa titular, não só apontou o golo anteriorme­nte mencionado, como assinou o golo da tranquilid­ade no jogo da primeira volta do campeonato (2-0). O Braga é a sua presa favorita, pois marcou em 2020/21 um total de três golos, tendo o outro valido um importante triunfo por 1-0 sobre o Benfica.

Outro jogador que aparece pouco nas estatístic­as pelo facto de ter cumprido apenas uma temporada no clube é Pedro Porro. Mas não é por isso que é menos importante na história recente desta rivalidade. Na final da Taça da Liga da época passada, foi o lateral direito espanhol a marcar o golo que deu o primeiro título ao Sporting de Rúben Amorim e precisamen­te contra o Braga.

De resto, o registo leonino contra o Braga em 2020/21 foi imaculado, com Rúben Amorim a comandar o Sporting a três vitórias nos jogos disputados contra os minhoto. Curiosamen­te, em 2019/20, quando esteve no banco do Braga, o técnico ganhou os dois jogos contra o Sporting.

Outros jogadores em destaque são Nuno Santos e Pedro Gonçalves: o primeiro marcou um golo e fez três assistênci­as contra o Braga, o segundo apontou dois golos e fez uma assistênci­a.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal