O Jogo

SAD A CORTAR E JÁ VAI EM 15 SAÍDAS

MERCADO Alfa Semedo foi o último a deixar a Luz em definitivo, mas há mais jogadores de saída, como Gabriel e Samaris

- MARCO GONÇALVES

Adeus de jogadores às águias é superior ao que sucede para já nos rivais: o Sporting cortou com dez atletas, enquanto o FC Porto fê-lo com seis. Excedentár­ios já renderam 35,5 milhões de euros

Depois de uma temporada de avultados investimen­tos, e que superou os 100 milhões de euros despendido­s no plantel principal, o Benficadef­iniu 2021/22 como uma época de cortes e de gastos mais baixos. Por isso, entre vendas, rescisões e até contratos a terminar, são já 15 os atletas que deixaram em definitivo a Luz até ao momento. À beira de encerrar o primeiro mês de mercado aberto para transferên­cias, e ainda com muito para resolver – Samaris e Gabriel estão mais perto da saída e já nem estão com o plantel, mas há outros riscados – , os encarnados vão para já, e depois da saída de Alfa Semedo para o V. Guimarães (ver página 17), em 35,5 milhões de euros encaixados com a transferên­cia de excedentár­ios. Pedrinho, que saiu por 18 milhões para o Shakhtar Donestk, permitindo recuperar o investimen­to feito, foi a venda mais elevada, sendo que neste lote de atletas há ainda Jardel, que deixou o Benfica após chegar ao fim do contrato.

A mais recente saída, Alfa Semedo, rendeu 1,5 milhões de euros, mas as águias mantêm 50 por cento do passe, situação frequente aliás nos casos dos futebolist­as que abandonam em definitivo o clube da Luz para assinar por outros emblemas do território nacional, e cujos valores dos negócios são desconheci­dos muitas vezes. Alfa S em edoéooitav­ojog adorem 2021/22 a terminar a ligação com o Benfica mas a continuar no nosso país, sendo o sexto a ingressar em clubes da Liga Bwin: há ainda David Tavares (Famalicão), Diogo Mendes (Marítimo), Daniel dos Anjos (Tondela), Henrique Jocú (Portimonen­se) e Frimpong (Moreirense).

A SAD encarnada procura reduzir os atletas nos seus quadros, isto depois de ter fechado 2020 com 93 jogadores, segundo divulgou no seu relatório e contas relativo ao primeiro semestre de 2020/21.

As 15 saídas são para já superiores ao que sucede nos rivais Sporting e FC Porto, que viram até ao momento dez e seis atletas, respetivam­ente, deixarem os seus quadros de forma oficial – ainda que, tal como nas águias, o número deva aumentar até ao final do mercado de transferên­cias em curso.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal