O Jogo

“Dinamarca é uma seleção consagrada”

Luís Frade fez o lançamento da partida desta manhã, reconhecen­do méritos aos nórdicos, mas não se dando por vencido

- RUI GUIMARÃES

Pivô, recentemen­te campeão europeu pelo Barcelona, sabe bem as dificuldad­es que esperam Portugal no encontro desta manhã. Porém, lembra que a Seleção está a melhorar de jogo para jogo

Depois da equipa medalha prata do mundial deste ano, a Suécia (derrota por 2928), hoje é a vez de Portugal defrontar a campeã do Mundo e Olímpica em título, a Dinamarca. “Estamos a falar de uma seleção consagrada, com títulos, habituada a vencer. Temos de ter atenção a todas as fases do jogo, tanto a ofensiva como a defensiva, mas também à transição, onde eles são muito rápidos e fortes. Só nos resta estudar um pouco mais, ver o que podemos fazer melhor e jogar para ganhar”, respondeu Luís Frade, pivô de 22 anos, um dos atletas mais jovens da Seleção Nacional.

“Nós temos estado melhor nos últimos jogos, tivemos a adaptação, a realidade de uma nova hora, mas já estamos a começar a ficar habituados, a nossa performanc­e tem vindo a aumentar e claro que sim [medalhas], porque se não pensarmos alto não vamos a lado nenhum”, continuou o jogador campeão europeu pelo Barcelona.

“Os Jogos Olímpicos, como sempre disse, são o palco em que qualquer desportist­a quer estar. É uma loucura a intensidad­e, o profission­alismo que se vê, a vontade que se sente nas pessoas e nos rituais diários delas. Depois, ver os outros atletas famosos, que só estamos habituados a ver nas televisões e nos jornais, é uma vivência de consagraçã­o, uma coisa nunca antes alcançada por uma modalidade coletiva de pavilhão em Portugal e estamos com vontade de mais”, assim se referiu Frade ao que são os Jogos, revelando que a Seleção já esteve com Jorge Fonseca (páginas 2 e 3). “Estávamos a sair do treino e ficamos extremamen­te contentes. Vimos os combates e, por acaso, também o vimos na saída do prédio e foi uma felicidade”.

“Vitória [com o Barém] deunos alento e só esperamos jogos melhores”

“É uma loucura pensar em ganhar todos os jogos mas o objetivo tem de ser esse: ganhar”

“Temos de modelar o nosso jogo ao que melhor se adaptar à equipa dinamarque­sa”

Luís Frade

Pivô

 ??  ?? Luís Frade numa ação de grande dificuldad­e no encontro frente à Suécia
Luís Frade numa ação de grande dificuldad­e no encontro frente à Suécia
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal