O Jogo

LILIANA CÁ TAMBÉM NA FINAL

Depois de Patrícia Mamona e Auriol Dongmo, agora foi o lançamento do disco a garantir a disputa das medalhas

- AUGUSTO FERRO

“Se conseguir bater o recorde nacional provavelme­nte conseguire­i chegar às medalhas”

Liliana Cá

Finalista no lançamento do disco

Liliana Cá deu safanão numa manhã estranha, pois muitos atletas demoraram a acordar, com varistas de topo a derrubarem alturas muito baixas e a colocarem em perigo o acesso à final

A discóbola entrou no segundo grupo, com a tarefa de fazer o índice de 64 metros, e não abriu o concurso da melhor forma, fazendo 57,70 metros, marca que não resolvia a questão do dia. No lançamento seguinte viu-se uma postura diferente e a estrada para a final abriu-se, com 62,85m. O derradeiro ensaio foi nulo, mas o dia estava ganho. A atleta do Novas Luzes foi oitava, ela que é sétima no ranking mundial.

A forma como a prova decorreu foi satisfatór­ia. “Sempre disse que a minha primeira meta seria a final. Graças a Deus consegui. Senti-me bem. Tive um pouco de receio de fazer nulo ou bater na rede, mas consegui controlar-me.

Na primeira vez nuns Jogos, a primeira final”, realçou.

Agora, Liliana está pronta para ultrapassa­r todos os limites: “A medalha? É algo que quero. Vou lutar para que isso aconteça. Se bater o recorde nacional, provavelme­nte conseguire­i chegar às medalhas. Neste momento luto para ambos”.

A portuguesa tem a sexta marca de 2021, entre as 12 nalistas, numa prova muito aberta, pois nem a favorita Sandra Perkovic esteve ao nível habitual (63,75m). A grande sensação foi a eliminação da líder mundial, a holandesa Jorinde van Klinken, (70,22 m). Concluiu em 14.ª, com 61,15m.

Uma hora antes, no grupo A, Irina Rodrigues nunca se encontrou, concluindo com 57,03m, na 25.ª posição, entre 31 concorrent­es.

Não foi só a leiriense a dizer adeus aos Jogos durante a manhã. O mesmo sucedeu nos 100 metros, com Carlos Nascimento. Numa eliminatór­ia de nove atletas, com três a já terem corrido no segundo nove, o sportingui­sta tinha o oitavo tempo de inscrição. Acabou em sétimo, com 10,37s, a sua terceira marca da época. A estreia olímpica do pupilo de José Silva terminou com um 45.º lugar.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal