O Jogo

O TROFÉU EM FALTA NOS CAMPEÕES

Lille, dos lusos Djaló, Fonte, Xeka e Renato Sanches, tenta vencer a primeira Supertaça ante o dominador PSG

- ANTÓNIO PIRES

Arranca hoje oficialmen­te a época em França coma realização, em Telavive (Israel), do jogo da Supertaça entre o campeão Lille e o vencedor da Taça Paris Saint-Germain. Uma final que os franceses denominam de Troféu dos Campeões e que tem sido amplamente dominada pelos parisiense­s. A equipa onde alinha Danilo, médio que foi convocado por Pochettino, parte em busca do nono (!) triunfo consecutiv­o e o 11.º troféu. Os dogues, depois de terem surpreendi­do o PSG no campeonato passado, esperam agora arrecadar um troféu que nunca venceram, tendo perdido as finais de 1955, a primeira edição oficial que disputaram como vencedores da Taça, e a de 2011, após ganharem a Ligue 1, numa emocionant­e final com o Marselha que terminou com um 5-4.

Este temporada sob o comando de Jocelyn Gourvennec, o Lille continua a contar com Tiago Djaló, José Fonte, Xeka e Renato Sanches no plantel. Os três primeiros jogadores portuguese­s apontam ao onze inicial. Já o último, depois de ter feito um grande Europeu, não tem treinado a cem por cento e há dúvidas até que possa estar no banco por questões físicas.

Do lado do PSG, Mauricio Pochettino ainda não pode contar com inúmeras das suas principais figuras e também alguns dos grandes reforços para esta época. Começando por estes últimos, o lateral Hakimi (ex-Inter) deverá ser mesmo o único a alinhar de início, enquanto médio Wijnaldum (ex-Liverpool) poderá sentar-se no banco. Campeão Europeu com a Itália, o guarda-redes Donnarumma beneficiou de um período de férias maior, enquanto Sergio Ramos, exReal Madrid, encontra-se a recuperar de uma lesão. Já a trabalhar com o grupo, mas com um programa específico de recuperaçã­o está Mbappé que não será opção, assim como os brasileiro­s Marquinhos e Neymar e o argentino Di María, autor do golo que deu a Copa América à sua seleção diante do... Brasil.

Face a tantas ausências de peso no conjunto parisiense, o peso do favoritism­o da equipa fica claramente diminuído, apesar do Lille também não poder contar com

Além de Mbappé, Neymar e Di María, o PSG não vai contar com Donnarumma e Sergio Ramos

um jogador importante por se encontrar castigado: o lateral turco Celik, jogador que se envolve bastante na manobra ofensiva da equipa.

Na época passada, os dogues empataram no balanço dos duelos com o rival PSG. No campeonato ganharam 1-0 em Paris na 31.ª jornada e empataram sem golos em casa na primeira volta. Na Taça de França a equipa de Pochettino superioriz­ou-se por 3-0 em casa na partida dos oitavos de final.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal