O Jogo

Dupla Lima/Costa já superou o Rio’16

O barco português da classe 49er está na Regata das Medalhas. Diploma é um cenário possível, pódio depende de erros dos adversário­s

- PAULA CAPELA MARTINS

Estrearam-se como dupla nos Jogos de 2016 e neles foram 16.ºs. Agora já estão entre os dez melhores. Em Tóquio, a tripulação, a darse bem com vento fraco (média: 10 nós), está a 16 pontos de uma medalha

Jorge Lima/José Costa apuraram-se para a Medal Race (Regata das Medalhas) da classe 49er, onde entra o top10 de um frota olímpica composta por 19 embarcaçõe­s. Uma vitória e dois quartos lugares são os melhores resultados num total de 12 percursos disputados, que trazem os portuguese­s na sexta posição na geral, com 72 pontos, mais 20 do que os líderes Burling/ Tuke (52), da Nova Zelândia, e mais 16 do que Fletcher/ Bithell, da Grã-Bretanha, e Chever/Marra.

Após o 16.º posto no Rio’16, Lima/Costa já garantiram um resultado acima do obtido no Brasil . Se um desfecho dentro do top-8 dá diploma e está ao alcance, o pódio “não está nas mãos” da tripulação lusa, pois “depende dos resultados de outros”, como lembrou o timoneiro Jorge Lima, que, ainda assim, afiançou: “Lutaremos enquanto for possível. Não é fácil, mas não somos de desistir”. “A esperança é última a morrer. Viemos com uma postura e vamos mantê-la: profission­alismo, honrar a bandeira e cores nacionais, e tentar dar alegrias às nossas famílias, amigos e a Portugal”, acrescento­u o proa José Costa, consideran­do: “Sem imprevisto­s, este já é um resultado excelente. Está dentro das nossas expectativ­as. Fizemos um grande trabalho, com excelentes profission­ais que nos ajudaram com a cabeça e o corpo, para nos mantermos concentrad­os a lidar com a pressão e com os adversário­s”.

Os primeiros a apurarem-se para Tóquio, no Mundial de 2018, Lima/Costa, na segunda participaç­ão olímpica como dupla, foram também os primeiros a garantir uma Medal Race para Portugal: Carolina João foi 34.ª em Laser Radial; Diogo Costa/Pedro Costa seguem em 12.ª, após seis regatas.

Costa, juntos Jorge Lima e José olímpica

49er:

na primeira final desde 2011, estão Lima foi 11.º em Pequim’08 com Francisco

Tóquio:

Jogos Andrade e para ele estes são os terceiros “[Medalhas] não estão nas nossas mãos. Depende dos resultados de outros. Lutaremos enquanto for possível. Não é fácil, mas não somos de desistir”

Jorge Lima

Timoneiro “A esperança é a última a morrer. Viemos com uma postura e vamos mantê-la: profission­alismo, honrar a bandeira e tentar dar alegrias”

José Costa

Proa

 ??  ?? Jorge Lima e José Costa, sextos da geral, representa­m Portugal na Medal Race da classe 49er
Jorge Lima e José Costa, sextos da geral, representa­m Portugal na Medal Race da classe 49er

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal