O Jogo

CORRIDA NA FRENTE SERÁ PELA SOMBRA

Orçamento inferior e menor base social de apoio desviam bracarense­s dos holofotes do título

- TOMAZ ANDRADE

O Braga entende que não tem as mesmas armas para assumir a luta pelo primeiro lugar do campeonato e essa vai ser a mensagem a repetir até à exaustão nas intervençõ­es públicas

●●● Ainda não será esta temporada que o Braga irá assumir às claras uma candidatur­a ao título. Fazer a melhor classifica­ção possível em todas as provas e lutar para vencer em todos os jogos são objetivos óbvios para os bracarense­s, que se baseiam em dois fatores para se manterem à margem, ou pelo menos na sombra, da luta pelo primeiro lugar: orçamento bastante inferior em relação aos tradiciona­is candidatos e menor base social de apoio, isto é, reduzido número de adeptos no estádio comparativ­amente a Benfica, Sporting e FC Porto .

A poucos dias da estreia no campeonato, no sábado, em casa do Marítimo, e já depois deter perdido a Supertaça Cândido de Oliveira para o Sporting, o Braga mantém a estratégia da época passada, ou seja, é só candidato a vencer o jogo seguinte. No entender da administra­ção da sociedade desportiva, e também de Carlos Carvalhal, o orçamento de cerca de 30 milhões de euros, sensivelme­nte menos cinco milhões de euros em relação à época passada, não permite à equipa lutar de forma igual com os candidatos crónicos, todos eles com orçamentos muito superiores, sobretudo nos casos de FC Porto e Benfica. Essa vai ser a mensagem a passar nas interveçõe­s públicas, e nem sequer é nova. “Temos de ser realistas, para o ano queremos continuar o nosso trajeto, que é ficar entre os quatro primeiros. Se tivermos no mínimo 50% das receitas do que os outros três [Sporting, FC Porto e Benfica] têm e 20 mil pessoas no

“Se tivermos 50% das receitas dos três grandes e 20 mil no estádio, somos candidatos...”

António Salvador

Após a final da Taça de Portugal

estádio todos os anos, somos candidatos, com metade do que eles têm”, garantiu António Salvador, após a última final da Taça de Portugal.

O Braga tem 16 mil sócios e apresentou uma taxa de ocupação do estádio de 39,74 por cento, equivalent­e a uma média de 12 035 espetadore­s nos jogos do campeonato, dados relativos a 2018/19, visto que a época seguinte já foi atingida pela pandemia.

O BRAGA TEM UM ORÇAMENTO DE CERCA DE 30 MILHÕES PARA 2021/22, MENOS CINCO MILHÕES DO QUE EM

2020/21

 ??  ?? Sporting vai defender o título e o Braga considera não ter ainda condições para se intrometer nessa luta
Sporting vai defender o título e o Braga considera não ter ainda condições para se intrometer nessa luta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal