O Jogo

“Pressão? Sinto-me como um peixe na água”

Sérgio Conceição assume-se pronto para responder à exigência de sempre Eterno: Pepe torna-se no mais velho de sempre a jogar pelos portistas

-

“Não sou eu que compro reforços”

A dificuldad­e em segurar talento é transversa­l no futebol português, mas, na partida para a quinta época no Dragão, Sérgio mostrase tranquilo com a capacidade do grupo. Aspeto defensivo teve reflexão

ANA LUÍSA MAGALHÃES

Sérgio Conceição garante um FC Porto “preparado” para as dificuldad­es a vários níveis que serão levantadas hoje pelo Belenenses.

Como vê a equipa para este arranque?

–A equipa fez uma boa préépoca. Estamos preparados para as dificuldad­es do campeonato e do Belenenses.

E que dificuldad­es espera do adversário?

–Tem avançados fortes e rápidos, que vão dar muito trabalho à organizaçã­o defensiva e laterais que se projetam muito bem. Não acredito que venham jogar num 3X4X3, mas sim num 3X5X2. Mesmo não fazendo muitos golos, criam problemas aos adversário­s.

O FC Porto está preparado para desfeitear a defensiva do Belenenses?

–Julgamos sempre que estamos preparados. A nossa identidade ofensiva não tem a ver com um jogador, mas com o coletivo. O Belenenses é uma equipa bem organizada defensivam­ente. Percebemos o que fez nos últimos anos no campeonato e, agora, na pré-época. Pelo que vi, com equipas até teoricamen­temaisfort­es,estevesemp­rebem.Asequipast­écnicas estão cada vez mais bem apetrechad­as,trabalha-sebem. Depois, temos a responsabi­lidade de ter jogadores com talento, para aparecer o tal sexto elemento do jogo.

Pinto da Costa disse que estava feliz por não ter problemas com o treinador e o Sérgio sempre desconfiou dos elogios do presidente. Já é um alerta?

–Agradeço os elogios do presidente, são sinónimo de responsabi­lidade. Em 2017, convidou-me para reerguer o clube numa situação muito difícil do ponto de vista financeiro. Se fosse olhar à equipa do primeiro ano e à de amanhã [hoje]...é muito pouco igual. A nível de nomes, de qualidade individual, tem decrescido, mas não é só no FC Porto, é a nível nacional, porque, em termos financeiro­s, fica difícil. Mas uma coisa tenho notado: a exigência continua máxima. Fomos a única equipa que ganhou ao campeão da Europa [Chelsea], com uma grande frustração por a vitória por 1-0 não ter permitido empatar e passar às meias-finais. Acho que merecíamos. A exigência é a mesma e, infelizmen­te, a situação financeira também. Mas temos de ver as coisas de forma positiva. Perceber que essa exigência só faz bem, faz parte do ADN do clube e sinto-me perfeitame­nte como um peixe na água, nesse sentido, e com essa pressão de ganhar. Independen­temente dos jogadores que tenhamos à frente, tenho um grupo mui

to capaz e disponível. Isso deixa-me à vontade. Já trabalhei aqui com grandes nomes que, por esta ou por aquela razão, não foi possível segurar, o mercado é mesmo assim.

A equipa está mais preparada para o arranque do ponto de vista defensivo?

–Temos alertado e trabalhado esse aspeto.N estes quatro anos, fomos três vezes a melhor defesa e três vezes o melhor ataque. Normalment­e, a equipa quesof reme no séc ampeã. Não tema ver com jogar mais, porque uma equipa campeã tem de fazer muitos golos e nós fazemos. Ainda no ano passado fomos os mais concretiza­dores, mas isso não nos valeu o campeonato. Temos de refletir. Quando temos bola, temos de perceber o espaço que damos ao adversário e a forma como nos equilibram­os. Vai haver um momento em que a bola vai ser perdida eé preciso reagir e transitar para a defesa deforma efi- caz. Essacons is tênciaé fundamenta­l paras e ganhar títulos.

“A exigência só faz bem. Tenho um grupo muito capaz e disponível e isso deixa-me à vontade”

“Não sou diretor financeiro. Dizem que tenho de ir buscar um lateral, mas não sou eu que os compro”

“Fomos a equipa mais concretiza­dora da última época, mas isso não valeu o campeonato. Temos de refletir”

“Se olharmos à equipa do primeiro ano e à de amanhã [hoje]...é muito pouco igual”

“Fico muito agradado ao ver muitos jovens da formação. Estão aqui pela qualidade”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal