O Jogo

K4 valeu recorde nos diplomas

Oitavo lugar do quarteto permitiu a Portugal superar mais uma marca que durava desde Atenas’2004

- CATARINA DOMINGOS

Quando faltava apenas o desempenho da ciclista Maria Martins, Portugal totalizava 10 diplomas, mais quatro medalhas, batendo o registo recorde de há 17 anos (três pódios e 10 diplomas)

A sonhar com uma segunda medalha para a canoagem portuguesa em Tóquio, Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela terminaram a final de K4 500 metros em oitavo. O quarteto luso ficou a mais de três segundos da favorita Alemanha e a quase 2,9s da Espanha, com quem estagiou antes dos Jogos. A Eslováquia fechou o pódio. No final, os portuguese­s diziam-se de “consciênci­a tranquila” pela voz do capitão Emanuel Silva (quinta presença olímpica e a ponderar Paris’2024) e era caso para tal, pois a prova foi apenas o segundo evento internacio­nal em que participar­am desde os Mundiais de 2019, além de terem de se adaptar à redução da distância (de 1000 para 500 metros) ao longo de todo o ciclo. Com este resultado, Portugal passou a somar 10 diplomas além das quatro medalhas alcançadas, superando Atenas’2004 (três pódios e 10 diplomas). Da última madrugada só faltava o desempenho de Maria Martins (ciclismo em pista) para fazer o balanço final da melhor participaç­ão de sempre.

“Passámos mais de 250 dias por ano fora de casa. Treinámos a pensar na medalha olímpica Queríamos mais, mas estamos de consciênci­a tranquila”

Emanuel Silva

K4 500 metros

 ??  ?? Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela queriam mais na final olímpica
Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela queriam mais na final olímpica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal