O Jogo

Real Madrid abre guerra ao líder da liga

La Liga tem acordo para vender 10% do seu capital a um fundo. Florentino Pérez entende que a ação é ruinosa e quer anular todos os acordos

- SÉRGIO ANDRÉ

Javier Tebas, presidente de La Liga, por seu turno, dizse farto das intimidaçõ­es do responsáve­l máximo dos merengues. “Os clubes e as instituiçõ­es levam anos a suportar as suas ameaças”, atira

A polémica entre o Real Madrid e o presidente da liga espanhola, Javier Tebas, parece não ter fim e vai seguir para os tribunais. A 4 de agosto, La Liga, organizado­ra do campeonato da I divisão espanhola, anunciou um acordo de princípio para a venda de 10% do seu capital ao fundo de investimen­to CVC Capital Partners SICAV-FIS, a troco de 2,7 mil milhões de euros. Ora, Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, não concordou com a iniciativa deu um murro na mesa por entender tratar-se de um negócio prejudicia­l para o seu clube e ontem, através de um comunicado, anunciou que o Real vai instaurar ações judiciais para anular os acordos.

Os merengues vão interpor ações civis e criminais contra Javier Tebas, presidente da Liga espanhola de futebol, Javier de Jaime, gestor do Fundo CVC, e o próprio Fundo CVC. Mais, numa tentativa de retirar margem de manobra ao presidente de La Liga na relação com a referida entidade, o Real Madrid vai também instaurar ações judiciais para anular os acordos que venham a ser alcançados entre as duas entidades na assembleia de quinta-feira.

De acordo com a liga espanhola, a entrada da referida verba na competição e clubes, abalados pela pandemia de covid-19, possibilit­ará “manter intactas as modalidade­s desportiva­s e a organizaçã­o e gestão da comerciali­zação dos direitos audiovisua­is”, adianta a La Liga.

O referido acordo, que foi ratificado no mesmo dia pela Comissão Delegada da Liga espanhola e pelo Comité de Investimen­tos CVC, contempla uma operação “destinada a promover o cresciment­o global de La Liga e seus clubes, continuand­o a transforma­ção em uma empresa global de entretenim­ento digital”.

Inflexível na sua posição, Javier Tebas já respondeu a Florentino Pérez. “O método ameaçador que Florentino utiliza há muitos anos a nível privado tornou agora público. Os clubes e as instituiçõ­es levam anos a suportar as suas ameaças. Está desde 2015 contra a venda centraliza­da [direitos televisivo­s]; impugnaçõe­s constantes de acordos; a Superliga .... O Real Madrid merece mais”, escreveu Tebas no Twitter.

 ??  ?? Depois de ter estado envolvido na polémica da Superliga, Florentino volta a atacar
Depois de ter estado envolvido na polémica da Superliga, Florentino volta a atacar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal