O Jogo

MORA NA ESQUERDA A GRANDE QUESTÃO

Lesão de Sequeira no jogo com o Marítimo e a não recuperaçã­o total de Francisco Moura obrigam Carvalhal a nova adaptação

- CARLOS PEREIRA SANTOS

Está à porta mais um grande desafio para o Braga. Carvalhal está a montar a máquina para tentar surpreende­r o campeão. A história não o favorece e as baixas também não ajudam nada

Os mais superstici­osos até poderiam falar em maldição aquilo que acontece com o lado esquerdo da equipa do Braga, e já não é deste ano... Mas sabe-se que não é maldição nenhuma, é mesmo a lei do futebol que vai espalhando lesões ao longo de uma temporada.

Francisco Moura lesionouse na época passada, a 18 de novembro, dez dias depois de ter marcado dois golos brilhantes no Estádio da Luz, na sétima jornada (vitória do Braga, 3-2). Uma lesão muito grave -entorse do joelho esquerdo, com lesão do cruzado anterior - que o manteve parado desde então. Nas últimas semanas houve a expectativ­a de o esquerdino recuperar, mas essa expectativ­a gorou-se. Os responsáve­is médicos entendem que ainda não é o momento.

Com a lesão de Sequeira no jogo com o Marítimo, o lado esquerdo fica manco - Carvalhal não tem um lateral de raiz e vai ter que voltar a adaptar como o fez nessa vitória no Funchal. A saída de Sequeira implicou a entrada de Tiago Esgaio, mas na segunda parte Carvalhal trocou os laterais, colocando Fabiano no lado esquerdo. E deve ser essa a solução a apresentar no jogo com o Sporting, até porque o próprio treinador, no final do encontro, salientou a assertivid­ade dessa solução, colocando-o mesmo como um ponto-chave para a vitória. De todo o modo, será sempre uma adaptação, já que tanto Tiago como Fabiano são laterais direitos de raiz.

Se o treinador mantiver a estrutura tática habitual, Bruno Rodrigues entrará para o onze para fazer parte do trio de centrais com Paulo Oliveira e Raul Silva, mas há também a hipótese de apostar numa defesa a quatro, e aí Bruno não alinhará, pelo menos de início.

Ontem, Carvalhal continuou a preparar o jogo com o Sporting, treinando as soluções para tentar vencer um adversário que nos últimos encontros tem sido sempre de má memória, como disso foi o exemplo o primeiro jogo oficial da época para a Supertaça. O treinador ainda não tem outros elementos importante­s à sua disposição como Castro e Iuri Medeiros e, muito provavelme­nte, terá a baixa de Fransérgio, a caminho do Bordéus, como ontem noticiámos, por um valor a rondar os cinco milhões de euros. A ausência mais do que provável de Fransérgio abre uma vaga importante no meio-campo que poderá motivar a estreia de Lucas Mineiro, um reforço, comprado ao Gil Vicente por 1,5 milhões de euros.

Reforço: Tiago Esgaio é uma das caras novas dos minhotos nesta temporada

Fabiano: o lateral tem sido primeira opção no lado direito, mas vai jogar na esquerda

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal