O Jogo

“RAPIDEZ É A ARMA DO PSV”

Ferro na mira do Dínamo Zagreb

- MARCO GONÇALVES

O ex-ponta de lança, que passou pela Luz em 2000/01, defende que o Benfica “deve preocupars­e” com os jogadores da frente. E admite que Rafa pode provocar estragos a favor dos encarnados

O PSV é a segunda etapa do Benfica no caminho para a Ligados-Campeõeses­einiciou bem a época, com quatro vitórias, do outro lado o sucesso é idêntico, com seis vitórias em seis jogos e... 17 golos marcados. A O JOGO, Pierre van Hooijdonk, antigo jogador do Benfica e agora comentador, alerta para o ataque do adversário: “O ritmo e a velocidade dos jogadores da frente são a grande arma do PSV. O Benfica deve preocupar-se com isso. Madueke é muito rápido, Gakpo é muito rápido, Vertessen igual... O PSV gosta de esperar pelos adversário­s e explorar o contra-ataque.”

Atacar é importante, mas Van Hooijdonk avisa Jorge Jesus para ter em atenção o jogo da Supertaça holandesa, vencida pelo PSV por 4-0, com o Ajax a ficar reduzido a dez aos 40’, já com 2-0 para os de Eindhoven. “Têm de ter atenção quando atacam com os espaços que deixam atrás. O Ajax fez esse erro. Atacava, atacava e depois, quando perdia a bola na frente, passava por aflições num instante”, alerta, referindo, sobre o 3x4x3 agora mais utilizado por Jesus, que esse sistema “dá mais espaço nas costas dos alas”. Contudo, realça: “Mas também é verdade que os extremos do PSV vão ter de ter mais cuidado com esses jogadores do Benfica.”

Lembrando que o PSV “despachou o Galatasara­y e foi muito forte para o Midtjyllan­d”, admite que “o Benfica é de outro nível”. Por isso diz que “não há favoritos”. “Vai ser uma eliminatór­ia muito equilibrad­a”, antevê, realçando que “se o Benfica menospreza­r o PSV, vai ter dificuldad­es”.

Aplaudindo as mexidas do clube de Eindhoven no mercado, face às saídas de Mahlen e Dumfries, Van Hooijdonk esclarece que “no PSV há muitos jogadores que sabem marcar”. “Os médios, como Van Ginkel ou Propper, Gotze, o goleador Zahavi e Gakpo e Madueke”, afirma, frisando que este último “é o jogador em grande forma”. “Destruiu o Ajax com dois golos. É rápido, tira os adversário­s da frente e tem causado muitos problemas a toda a gente”, analisa, destacando, contudo, a importânci­a dos médios Van Ginkel, Propper e Gotze. “São muito inteligent­es e pensam o jogo. E depois há Sangaré, que é mais defensivo e muito forte. Trava os adversário­s”, explica.

Com dificuldad­es em apontar fraquezas no PSV. “É uma boa equipa”, atira, admite que o Benfica “pode talvez criar problemas pelo lado de Teze”, o lateral-direito. “Jogou muito como central, mas não penso que seja o melhor como lateral”, diz, admitindo que o facto de Rafa poder atuar pela esquerda “pode ser uma chave para o Benfica desequilib­rar o jogo, isto apesar de Teze também ser veloz”. Além do camisola 27, o exBenfica diz conhecer na Luz também “Pizzi, João Mário, Seferovic e Vertonghen”.

“Madueke destruiu o Ajax. Tem causado problemas a toda a gente”

Pierre van Hooijdonk

Antigo jogador do Benfica

“O Benfica tem de ter atenção aos espaços que deixa atrás quando ataca . O Ajax fez esse erro e passou por aflições”

“Não há favoritos, vai ser uma eliminatór­ia muito equilibrad­a. Mas se o Benfica menospreza­r o PSV vai ter dificuldad­es”

“Rafa [na esquerda] pode ser a chave para o Benfica desequilib­rar o jogo. Isto apesar de Teze também ser veloz”

Pierre van Hooijdonk Antigo jogador do Benfica

 ??  ??
 ??  ?? VAN HOOIJDONK MARCOU 23 GOLOS EM 35 PARTIDAS NO BENFICA. FECHOU A CARREIRA COM 387 TENTOS EM
676 JOGOS
VAN HOOIJDONK MARCOU 23 GOLOS EM 35 PARTIDAS NO BENFICA. FECHOU A CARREIRA COM 387 TENTOS EM 676 JOGOS
 ??  ??
 ??  ?? na foto, é o melhor Madueke,
Forma:
com cinco golos marcador da equipa,
Arranque: o PSV venceu os seis jogos realizados, com 17 tentos marcados
na foto, é o melhor Madueke, Forma: com cinco golos marcador da equipa, Arranque: o PSV venceu os seis jogos realizados, com 17 tentos marcados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal