O Jogo

“Trmal tem provado que o clube está bem servido”

Com Bruno Varela lesionado, o guarda-redes internacio­nal sub-21 checo está a confirmar as qualidades exibidas na época passada, quando era treinado por Ricardo Leite

- MELO ROSA

Depois de ter feito quatro jogos na época passada, a primeira no V. Guimarães, o guarda-redes de 22 anos já participou esta temporada no mesmo número de desafios e foi decisivo no último, no Estoril

Contratado em 2020 ao FC Slovácko, Matous Trmal foi na época passada quase sempre suplente de Bruno Varela, mas cumpriu nos quatro jogos em que participou. Esta temporada, com o guarda-redes português lesionado, o internacio­nal sub-21 checo foi titular nos quatro primeiros encontros do Vitória e teve desempenho­s positivos, tendo sido decisivo no último, no Estoril (0-0), ao fazer uma grande defesa nos minutos finais.

Ricardo Leite, que foi treinadord­osguarda-redesdoV.Guimarães em 2020/21, defende que o Vitória “está muito bem servido de guarda-redes”. “Na época passada, o Bruno foi o guarda-redes mais utilizado e o Matous fez alguns jogos, mas felizmente ambos tiveram um desempenho muito interessan­te. No início desta época tem sido o Matous a jogar e tem provado que o Vitória está bem servido de guarda-redes, seja qual for a decisão da atual equipa técnica”, apontou o técnico que trabalhou com Tiago Mendes e João Henriques, realçando o “bom clima da relação entre todos os guarda-redes pelas suas personalid­ades”. “O Bruno foi muito importante para a integração do Matous, tal como a grande capacidade de trabalho do Matous foi importantí­ssima para o desempenho do Bruno”, contou.

Ricardo Leite contou a O JOGO a análise que fez de Matous Trmal quando este chegou ao V. Guimarães, aos 21 anos. “Vinha de um campeonato menos competitiv­o e de uma equipa assente numa ideia de jogar muito diferente, com um tipo de formação e uma escola de guarda-redes com muitas coisas distintas em relação ao que estamos habituados, mas com muitos fatores interessan­tes”, avaliou, apontando as metas traçadas para a evolução do internacio­nal sub21 checo. “Traçámos um plano de desenvolvi­mento individual nas suas várias dimensões de forma a que pudesse ter uma evolução, integração e um entendimen­to de um jogar coletivo do guarda-redes para a realidade do futebol português e do Vitória”, explicou, destacando-lhe “a humildade, a capacidade de trabalho e de aprendizag­em e a estabilida­de emocional em jogo”.

Trmal brilhou no Estoril ao fazer uma defesa fabulosa nos instantes finais

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal