O Jogo

BARCELONA NUMA “CRISE DRAMÁTICA”

ESPANHA Joan Laporta, presidente blaugrana, fala em dívida de 1350 milhões de euros e culpabiliz­a antecessor

- PAULO NUNES TEIXEIRA

Piqué já aceitou reduzir o salário para ajudar no equilíbrio das contas e o dirigente garantiu que também haverá acordo com os restantes restantes capitães: Jordi Alba, Busquets e Sergi Roberto

A vitória sobre a Real Sociedad no arranque da liga espanhola (4-2) não apaga a crise que o Barcelona atravessa. Mergulhado em problemas financeiro­s, que contribuír­am para a saída de Messi, tendo em conta a incapacida­de para cumprir o teto salarial imposto, Joan Laporta voltou a justificar-se e apelidou de mentiroso o antecessor Josep Bartomeu. “Tudo isto é dramático. Bartomeu levou o clube a uma situação de ruína. A dívida cresceu para os 1350 milhões de euros”, afirmou Laporta.

O dirigente deu conta de perdas de 468 milhões de euros e de uma dívida que cresceu para 1,35 mil milhões de euros. “O impacto da covid-19 foi de 91 milhões e o Barcelona tem um património negativo de 491 milhões de euros”, revelou, acrescenta­ndo que a dívida aos bancos ultrapassa os 600 milhões de euros. Laporta fez menção a uma “política salarial errónea”, em que os jovens jogadores estão presos com contratos curtos e os mais velhos com vínculos longos e “denunciou” o pagamento de oito milhões de euros a um scout na América do Sul.

Segundo Laporta, até o estádio necessitav­a de remodelaçã­o urgente, investimen­to descurado: “Precisámos de fazer obras no Camp Nou, porque um relatório de 2019 dizia haver perigo para o público. Custaram 1,1 milhões de euros. Graças à intervençã­o, pudemos abrir ontem [domingo] o estádio.”

Garantindo que o clube não perdoou 16,7 milhões a Neymar no processo de transferên­cia

Joan Laporta para o PSG e que o encaixe de 222 milhões de euros se esfumou rapidament­e, Laporta mostra-se convicto que além de Piqué, os restantes capitães também vão reduzir os salários. “As negociaçõe­s estão a correr bem. Entendo-os, pois vêm de uma redução devido à pandemia e depois pede-se outro esforço, mas chegaremos a acordo com Alba, Busquets e Sergi Roberto”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal