O Jogo

Yan Couto reforça a defesa

Lateral-direito brasileiro de 19 anos cedido pelo Manchester City

- CRISTINA AGUIAR

O clube inglês vai suportar parte significat­iva do salário do lateral-direito, mas o acordo não prevê opção de compra. O defesa brasileiro escolheu os arsenalist­as pela perspetiva de progressão

Carlos Carvalhal receberá em breve um reforço para a defesa: Yan Couto já não foge da Pedreira. O jovem lateraldir­eito, de 19 anos, apontado nos últimos dias ao plantel do Braga, está a um pequenino passo de ser formalizad­o pela SAD. É uma aposta para um lugar que pertenceu, durante quatro épocas, a Ricardo Esgaio, entretanto transferid­o para o Sporting, e tem agora o irmão Tiago Esgaio na luta, juntamente com Fabiano.

A oficializa­ção de Yan Couto está, pois, na calha, uma vez finalizado­s os termos do protocolo de empréstimo com o Manchester City. Aos 19 anos, o defesa brasileiro enfrenta mais um desafio no início da carreira na Europa, agora ao serviço dos arsenalist­as.

Com uma cotação de mercado estimada em quatro milhões de euros (apesar de ter custado mais...), segundo sites da especialid­ade, Yan chega para se valorizar. O Manchester City empresta o lateral-direito num acordo sem opção de compra e suporta dois terços do salário, pelo que os custos fixos no Braga ficarão abaixo da média do plantel. Isto atesta o nível de investimen­to do clube inglês na valorizaçã­o de um ativo muito jovem. Além disso, é um indicador do potencial de um elemento que Carlos Carvalhal pedira a António Salvador. O treinador, ainda na pré-temporada, fez ver ao presidente que necessitav­a de um lateral-direito com caracterís­ticas diferentes em relação às duas opções que dispunha no grupo de trabalho. Yan Couto parece ter competênci­as para atuar numa zona mais ofensiva, o que dará maior profundida­de ao flanco muito na senda de Ricardo Esgaio.

O defesa assinara contrato com o Manchester City há um ano, em Curitiba, onde atuava no clube local, custando cerca de seis milhões de euros. Yan seguiu, depois, para o Girona, por empréstimo, e logo atraiu as atenções. O Celtic e o Olympiacos estavam interessad­os, mas a vontade do jogador foi fundamenta­l e este acabou por optar pelo Braga. A chegada de Yan Couto levanta a questão sobre se alguém será dispensado, pois a política da gestão do plantel passa por ter dois jogadores para cada posição. Na luta com Tiago Esgaio, Fabiano, até aqui o titular de Carvalhal, parece estar em vantagem.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal