O Jogo

Forte de um é lacuna do outro

Wendell perde para Zaidu nos indicadore­s defensivos, mas ganha em quase tudo o resto

- ANA LUÍSA MAGALHÃES

Ao contrário do brasileiro, o nigeriano marcou e assistiu na última liga, só que, globalment­e, não se mostrou tão certeiro no passe. Lateral do Bayer costumava ficar atrás no início da construção

Com Wendell no radar, importa traçar uma comparação entre o brasileiro e Zaidu, o único lateral-esquerdo de raiz do FC Porto. Analisados os dados de desempenho de cada um nas respetivas ligas, na última época, o ainda jogador do Bayer leva vantagem de uma clara na maioria dos itens, mas esta leitura é indissociá­vel do contexto em que cada um competiu. Por um lado, é legítimo afirmar que a Bundesliga tem uma exigência e um grau de dificuldad­e diferentes dos da Liga Bwin; por outro, há as formas de jogar das equipas. Enquanto o nigeriano, muito veloz, tem ordens para se projetar e dar largura (sem prejuízo das especifici­dades de cada partida), o brasileiro, sob o comando de Peter Bosz, incluíase várias vezes numa linha de três jogadores no início da construção.

Aprofundan­do então os dados, recolhidos no portal “Wyscout” e exibidos em baixo, Zaidu mostra-se mais eficaz nos duelos defensivos, no jogo de cabeça e nos “carrinhos”, porém, fica para trás à medida que se avança no terreno. E isto apesar de, ao contrário de Wendell, ter feito pelo menos um golo e uma assistênci­a no campeonato. Em média, por 90 minutos, perdem e recuperam, sensivelme­nte, o mesmo número de bolas, mas Wendell demonstrou maior sucesso no passe e em ultrapassa­r adversário­s.

Números para serem interpreta­dos com prudência, mas que dão uma ideia do que o possível reforço é capaz de fazer. Depois, há os momentos de forma e a confiança. Zaidu não vive a melhor fase, mas fez parte do onze revelação da fase de grupos da Liga dos Campeões. Já o brasileiro, como deixou claro a O JOGO, crê que não tem mais futuro em Leverkusen e procura um novo desafio.

 ??  ?? Zaidu tem números mais fortes nos duelos defensivos e nos duelos aéreos
Zaidu tem números mais fortes nos duelos defensivos e nos duelos aéreos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal