O Jogo

SELEÇÃO NACIONAL VAI DAR O SALTO

Portugal vai ao apuramento para o Mundial’2023, após ultrapassa­r o Luxemburgo na segunda pré-qualificaç­ão europeia

- CATARINA DOMINGOS

Depois de falhado o primeiro assalto (derrota com a Suécia na segunda-feira por 60-79), a Seleção Nacional não desperdiço­u o segundo, batendo o Luxemburgo por 7480 no último jogo da segunda pré-qualificaç­ão europeia.

Pela primeira vez, a equipa das Quinas vai discutir o apuramento de um Campeonato do Mundo - em 2017 ficou a um cesto desse objetivo -, o desejado salto de qualidade para um grupo promissor. Na próxima fase, Portugal vai cruzarse com seleções de valia superior, todas as apuradas para o Eurobasket’2022, às quais se juntam Suécia, Letónia, Bielorrúss­ia, Montenegro e Islândia. Hoje, decidem-se as duas últimas vagas, entre Suíça, Macedónia do Norte e Eslováquia.

Num jogo de tudo ou nada, em Matosinhos, os comandados de Mário Gomes nem sempre tiveram a calma necessária para dobrar a equipa do grão-ducado, passando quase toda a primeira parte em desvantage­m. A uma defesa permissiva (27 pontos sofridos no segundo quarto) somou-se muita precipitaç­ão no ataque, com vários lançamento­s fáceis desperdiça­dos. Só mesmo em cima do intervalo, Vlad Voytso colocou a formação lusa na frente (46-48). Um parcial de 0-9 a abrir a segunda parte ajudou a serenar (46-57), mas Portugal não se livrou de um pequeno susto a acabar, quando os luxemburgu­eses se colocaram a uma posse de bola (72-75 e 74-77). Diogo Ventura assinou o triplo da tranquilid­ade e, apesar da exibição irregular, a meta traçada estava atingida, ajudandoàc­elebraçãod­os94anos da Federação Portuguesa de Basquetebo­l.

 ??  ?? Thomas Grün e João Guerreiro travam duelo junto ao cesto
Thomas Grün e João Guerreiro travam duelo junto ao cesto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal