O Jogo

Domar o sprint depois do coma

Fabio Jakobsen (Deceuninck) ganha a quarta etapa da Vuelta um ano após ter a vida em risco

- FREDERICO BÁRTOLO

Rui Oliveira (UAE) foi ao sprint e foi 15.º, numa etapa em que o líder, Taaramae (Intermarch­é), foi ao chão, mas manteve a camisola vermelha. Na Ineos, Bernal desmente ser a cara da equipa

Fabio Jakobsen venceu a quarta etapa da Volta a Espanha, uma celebração de força no sprint e na vida. Há um ano, mais concretame­nte a 5 de agosto, o corredor da Deceuninck foi empurrado por Groenewege­n (Jumbo) e foi arredado da Volta a Polónia, saindo sem danos cerebrais, mas com a vida em risco ao ser projetado a alta velocidade. Foi colocado em coma pela equipa médica após cirurgias à cabeça e rosto, ficando com apenas um dente e sem a certeza de voltar à bicicleta. Regressou à competição naVolta àTurquia, de abril, ainda sem os implantes dentários finalizado­s, mas foi capaz de mostrar o seu nível ao vencer duas etapas na Volta à Valónia, em julho. Outra coisa, porém, é ser o mais forte numa Grande Volta, corroboran­do a crença da Deceuninck que, ficando sem Sam Bennett (vai para a Bora), confia no neerlandês para partilhar com Cavendish o estatuto de sprinter. “É um sonho tornado realidade. Depois da queda foi um longo caminho, porque tomou muito tempo e esforço. Estou muito feliz. Esta é uma vitória de muita gente. Desde os doutores na Polónia, à minha família, até à segunda família: a equipa. Só estou aqui devido a eles”, assim explicou o ciclista, já vencedor em etapas da Volta ao Algarve e capaz de somar a terceira etapa na Volta a Espanha, sendo capaz de aproveitar a roda de Arnaud Démare (Groupama) em Molina de Aragón, batendo o francês e Magnus Cort (EF).

Rui Oliveira conduziu Trentin e terminou, pela UAE, no 15.º lugar, numa etapa que teve a queda do líder, Rein Taaramae (Intermarch­é) dentro dos últimos três quilómetro­s. Saindo com escoriaçõe­s, o estónio tem o tempo ratificado pela regra dos últimos 3000 metros e continuará com a vermelha, numa tirada plana que foi nervosa e teve equipas atentas a possíveis ataques.

A Ineos, que viu Richard Carapaz perder 1m20 na subida de Picón Blanco na terceira etapa, tem Bernal e Adam Yates para a conquista, mas o colombiano­descartase­rolíderúni­co: “O Carapaz não perdeu assim tanto tempo. A Vuelta é longa e tudo pode acontecer”, analisou Bernal, vencedor do Giro’2021.

A quinta tirada termina em Albacete e é outra apontada aos sprinters.

“É um sonho tornado realidade. Depois da queda foi um longo caminho. É uma vitória de muita gente. Desde os doutores, à equipa e à família”

Fabio Jakobsen

Ciclista da Deceuninck-Quick Step

 ??  ?? Fabio Jakobsen superou um ano difícil para voltar a brilhar num grande palco
Fabio Jakobsen superou um ano difícil para voltar a brilhar num grande palco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal