O Jogo

Europeu de 2022 já tem dez lusos

Nove olímpicos, com destaque para Pedro Pichardo, já têm mínimos. Fundista Samuel Barata também está na lista

-

A World Athletics divulgou critérios de apuramento e data limite para obtenção de marcas termina a 26 de julho do próximo ano. Algumas das figuras dos Jogos Olímpicos de Tóquio já estão qualificad­as

Samuel Barata (10.000 metros), Pedro Pichardo (triplo salto), João Vieira (35 km marcha), Lorene Bazolo (100 e 200 metros), Cátia Azevedo (400 metros), Marta Pen (1500 metros), Patrícia Mamona (triplo salto), Auriol Dongmo (peso), Liliana Cá (disco) e Sara Moreira (maratona) já têm garantido um lugar no Europeu de 2022, que se disputará na cidade alemã de Munique, de 15 a 21 de agosto. A lista de dez atletas encaixa nos critérios de apuramento da World Athletics, que fixou 26 de julho do próximo ano como data limite para alcançar os mínimos.

Nelson Évora (triplo salto) e Inês Henriques (35 km marcha) também têm acesso a Munique,porteremsi­docampeões europeus em 2018 (Europeu de 2020 cancelado, devido à pandemia). A presença de Évora não será garantida, pois o triplista, embora não tenha terminado a carreira, anunciou o fim das participaç­ões olímpicas, pelo que resta saber se aceitará o wild-card.

Nelson Évora (triplo) e Inês Henriques (marcha) têm direito a wild-card por terem sido campeões europeus em 2018

A representa­ção nacional pode aumentar, especialme­nte com os lançadores Francisco Belo e Irina Rodrigues e a saltadora Evelise Veiga, que devem cumprir os critérios. Em relação a Tóquio’20, a novidade é a presença de um fundista masculino (Samuel Barata), podendo ainda entrar as promessas Isaac Nader (1500) Mariana Machado (5000) e Edson Barros (obstáculos).

Alémdosmín­imosedosco­nvites para os campeões, a qualificaç­ão poderá ser obtida pelo rankingmun­dial, com vaga para os três primeiros na Taça da Euro pa de 10.000 metros em 2021 e 2022.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal